Gonal-f

Alfafolitropina



Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar casos de infertilidade em mulheres ou homens, nomeadamente:

  • Estimular a ovulação em mulheres que não estão ovulando ou que não responderam a tratamento anterior com citrato de clomifeno;
  • Tratar mulheres que não estão ovulando devido à produção baixa de hormônios fertilizantes FSH e LH, em combinação com outro hormônio chamado alfalutropina;
  • Produção de vários folículos para técnicas de reprodução assistida como fertilização in vitro;
  • Produzir espermatozóides em homens inférteis por deficiência de hormônios, combinado com alfacoriogonadotropina.

Este medicamento é um hormônio que só deve ser utilizado por indicação médica.

Posologia

Como usar?

A dose a aplicar deve ser sempre indicada pelo médico, de acordo com o problema de infertilidade e a idade da pessoa. O medicamento está armazenado em pequenas canetas com agulha na ponta que contém a solução com o hormônio, devendo ser aplicados através de uma picada na pele.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são dor na zona inferior do abdómen com náuseas e vômitos. Muitas vezes, este sintoma é também acompanhado por diminuição da produção de urina, aumento de peso, dificuldade em respirar ou acumulação de líquidos.

No local de injeção pode surgir sinais de alergia como vermelhidão, manchas roxas, inchaço e dor.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser utilizado por crianças, mulheres grávidas ou a amamentar e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

No caso de existir tumor no cérebro na zona do hipotálamo ou glândula pituitária, sangramento vaginal não explicado, malformação dos órgãos reprodutores, aumento dos ovários ou com cistos nos ovários, útero ou mama, a utilização deste medicamento também é contraindicada.

Farmacocinética

Como funciona?

Gonal-f contém na sua fórmula alfafolitropina, uma hormônio sintetizado em laboratório que atua no organismo na regulação da fertilidade e reprodução.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar a toma deste hormônio, deve-se consultar o médico e informar sobre a existência de história de abortos anteriores, problemas de coagulação do sangue, doenças genéticas familiares, problemas hormonais ou quais os medicamentos que se está a tomar. Estas informações são importantes para avaliar os riscos da utilização deste medicamento e qual a melhor posologia para ser eficaz.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existem dados sobre superdodagem.

Composição

Solução injetável em canetas pré-carregadas contendo:

  • 900 UI (66 µg) / 1,5 mL: 1 caneta pré-carregada com cartucho contendo 1,5 mL de solução injetável de alfafolitropina e 20 agulhas;
  • 450 UI (33 µg) / 0,75 mL: 1 caneta pré-carregada com cartucho contendo 0,75 mL de solução injetável de alfafolitropina e 12 agulhas;
  • 300 UI (22 µg) / 0,5 mL: 1 caneta pré-carregada com cartucho contendo 0,5 mL de solução injetável de alfafolitropina e 8 agulhas.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado na geladeira a temperatura entre os 2ºC e os 8ºC, protegido da luz. Durante o período de validade, este produto pode ser guardado abaixo de 25°C por até 28 dias, protegido da luz, e descartado após esse período.

Deve-se anotar na caneta pré-carregada de GONAL-f a data do primeiro dia de uso, pois deve-se jogar fora a caneta depois de 28 dias, mesmo que ainda contenha medicamento. No final do tratamento, qualquer solução não utilizada deve ser eliminada.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Gonal-f MS 1.0089.0363 | Farmacêutico Responsável: Geraldo César Monteiro de Castro

< Glyquin Xm < Gonal-f > Gonol >
publicidade