Glifage XR

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Glifage XR é um medicamento que associado a uma dieta apropriada, é indicado para o tratamento do diabetes tipo 2 em adultos, isoladamente ou em combinação com outros antidiabéticos orais, como por exemplo aqueles da classe das sulfonilureias. Pode ser indicado também para o tratamento do diabetes tipo 1, em complementação à insulinoterapia.

Este medicamento também está indicado na Síndrome dos Ovários Policísticos, que é caracterizada por ciclos menstruais irregulares.

Posologia

Como usar?

O Glifage XR deve ser tomado com um copo de água, sempre durante a refeição.

Diabetes tipo I e tipo II:

O Glifage XR nunca substitui a insulina em casos de diabetes dependentes de insulina. A associação com Glifage XR pode, no entanto, permitir uma redução nas doses de insulina e obtenção de melhor estabilização dos níveis de glicose no sangue.

  • Glifage XR 500 mg - A dose inicial é de 1 comprimido uma vez ao dia, ao jantar. Conforme a necessidade, a dose pode ser aumentada, a cada duas semanas, de um comprimido, até chegar ao máximo de 4 comprimidos, equivalentes a 2.000 mg de metformina.
  • Glifage XR 750 mg - A dose inicial é de 1 comprimido uma vez ao dia, ao jantar. Conforme a necessidade, a dose pode ser aumentada, a cada duas semanas, de um comprimido, até chegar ao máximo de 3 comprimidos, equivalentes a 2.250 mg de metformina.
  • Glifage XR 1000 mg - Esta dose é utilizada como um tratamento de manutenção para pessoas que já são tratados com 1.000 mg ou 2.000 mg de metformina. A dose máxima não deve exceder a 2 comprimidos uma vez ao dia, durante o jantar.

Em pessoas que já usam metformina, a dose inicial de Glifage XR deve ser equivalente à dose diária total de Glifage.

Se o controle glicêmico não for alcançado com a dose máxima diária uma vez ao dia, a mesma dose pode ser considerada, mas dividida ao longo do dia de acordo com o seguinte esquema:​

  • Glifage XR 500 mg – 2 comprimidos durante o café da manhã e 2 comprimidos durante o jantar.​
  • Glifage XR 750 mg – 1 comprimido durante o café da manhã e 2 comprimidos durante o jantar​
  • Glifage XR 1000 g – 1 comprimido no café da manhã e 1 comprimido no jantar.

Síndrome dos ovários policísticos:

Usualmente, a posologia é de 1.000 a 1.500 mg por dia, o que equivale a 2 ou 3 comprimidos de Glifage XR 500 mg em uma única toma.

Aconselha-se iniciar o tratamento com dose baixa, de 1 comprimido de 500 mgpor dia, e aumentar gradualmente a dose, de 1 comprimido de 500 mg a cada
semana, até atingir a posologia desejada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais muito comuns são enjoo, vômito, diarreia, dor na barriga, perda de apetite, que acontecem com mais frequência no início do tratamento. Além disso, também podem ocorrer alterações do paladar.

Com menos frequência podem manifestar-se acidose lática, reações na pele como vermelhidão, coceira e urticária, queda dos níveis de vitamina B12 no sangue, alterações nos exames da função do fígado ou inflamação do fígado.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Glifage XR não deve ser utilizado por pessoas com alergia à metformina ou aos outros componentes da fórmula, problemas de funcionamento do fígado ou dos rins, diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves, desidratação ou infecção grave.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas que estejam a fazer tratamento para problemas cardíacos, que sejam submetidas a cirurgia de grande porte ou a exames utilizando meios de contraste contendo iodo, que tenham tido recentemente um ataque cardíaco, problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias.

Este remédio também não é indicado para menores de 17 anos, grávidas ou mulheres a amamentar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Glifage XR tem na sua composição metformina, que é uma substância ativa que reduz a glicose no sangue, reduzindo a produção da glicose no fígado através da inibição da gliconeogênese e glicogenólise, no músculo, através do aumento da sensibilidade à insulina, melhorando a captação e utilização da glicose periférica.

Além disso, a metformina também retarda a absorção de glicose no intestino.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os componentes inertes dos comprimidos podem ocasionalmente aparecer intactos nas fezes como uma massa hidratada parecida com o comprimido original, não afetando a eficácia do produto.

Glifage XR pode provocar uma complicação muito rara, mas grave, chamada acidose lática, particularmente se os rins não estiverem funcionando normalmente.

A função dos rins deve ser avaliada antes de iniciar tratamento com Glifage XR e regularmente depois, pelo menos uma vez ao ano se estiver com a função renal normal, e de duas a quatro vezes ao ano se os níveis séricos de creatinina estiverem no limite superior da normalidade. Deve-se ter especial atenção em idosos ou em pessoas que tomam antihipertensores, diuréticos, ou anti-inflamatórios não-esteroidais.

Se o Glifage XR for tomado juntamente com outros medicamentos para o tratamento da diabetes que possam causar hipoglicemia, existe risco de desenvolvimento de hipoglicemia. Caso surjam sintomas tais como fraqueza, tonturas, suores, batimentos cardíacos acelerados, perturbações da visão ou dificuldades de concentração, é habitualmente útil comer ou beber algo contendo açúcar.

Não devem ser consumidas bebidas alcoólicas durante o tratamento com Glifage XR, porque o álcool pode aumentar o risco de acidose lática, especialmente em pessoas com problemas de fígado ou subnutridas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdose, pode ocorrer acidose lática, que deve ser tratada em ambiente hospitalar.

Composição

Glifage XR 500 mg

Cada comprimido de ação prolongada contém:

Cloridrato de metformina*______________________500 mg

(* equivalente a 390 mg de metformina base).

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica, hipromelose e celulose microcristalina).

Glifage XR 750 mg

Cada comprimido de ação prolongada contém:

Cloridrato de metformina*______________________750 mg

(*equivalente a 585 mg de metfomina base)

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose).

Glifage XR 1000 mg

Cada comprimido de ação prolongada contém:

Cloridrato de metformina*_____________________1000 mg

(*equivalente a 780 mg de metfomina base)

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose).

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Dizeres Legais:

M.S. 1.0089.0340 | Farmacêutico Responsável: Geraldo César Monteiro de Castro - CRF-RJ nº 14021

< Glifage < Glifage XR > Glipizida >
publicidade