Gardasil

publicidade

Indicação

Para que serve?

Gardasil é uma vacina indicada para proteger contra doenças provocadas pelo HPV, que é o Papilomavírus Humano, assim como para prevenir o aparecimento de verrugas genitais e outras lesões pré-cancerosas no colo do útero, vulva, vagina e no ânus, em adultos e crianças, entre os 9 e os 26 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Gardasil é um medicamento para uso intramuscular, que apenas deve ser administrado segundo orientação médica, num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro.

Gardasil pode ser administrado em esquemas de 2 ou 3 doses, onde todas as doses são administradas em função da data da primeira dose de Gardasil, de acordo com o seguinte esquema de vacinação:

Esquema de VacinaçãoData de cada Dose
1ª Injeção2ª Injeção3ª Injeção
2 Dosesna data selecionada6 meses após a 1ª injeção-----
3 Dosesna data selecionada2 meses após a 1ª injeção6 meses após a 1ª injeção

Geralmente, em crianças entre os entre os 9 e 13 anos de idade, Gardasil pode ser administrado segundo o esquema de 2 ou 3 doses, enquanto que em crianças com mais de 14 anos de idade, Gardasil apenas deve ser administrado segundo o esquema de 3 doses. As três doses de Gardasil devem ser administradas no período máximo de 1 ano.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Gardasil incluem desmaio, dor, inchaço, vermelhidão, manchas roxas na pele, e coceira no local da injeção, dor de cabeça, dor nas extremidades, febre e náuseas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Gardasil está contraindicado para pacientes com alguma doença com febre elevada e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula de Gardasil ou que no passado tenham desenvolvido alguma reação alérgica após receber uma dose de Gardasil.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Gardasil é uma vacina que atua contra doenças provocadas pelo HPV, Papilomavírus Humano, porque estimula o sistema imune, fazendo com que ocorra produção de anticorpos específicos para os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Gardasil, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, estiver a tomar outros medicamentos, tiver alguma alteração da coagulação, como hemofilia, ou se tiver o sistema imunitário debilitado devido a alterações genéticas, infeções ou remédios que que afetam o sistema imunitário.

Gardasil é um medicamento que se destina apenas a prevenir doenças, e por isso não tem qualquer efeito em pacientes que já tenham uma infeção persistente ou doença associada a qualquer um dos tipos de HPV presentes na vacina. Assim, Gardasil não é utilizado para tratar as doenças associadas ao HPV e além disso, não pode provocar a doença contra a qual oferece proteção.

Esta vacina para o HPV não protege contra todos os tipos de Papilomavírus Humano, nem de outras doenças que não sejam provocadas pelo Papilomavírus Humano, sendo que, deve sempre tomar precauções apropriadas contra as doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a vacinação não substitui o rastreio do colo do útero de rotina, pelo que deve consultar o seu médico regularmente.

Gardasil pode ser administrado juntamente com outras vacinas, desde que estas sejam administradas em locais de injeção diferentes, como é o caso das vacinas contra a Hepatite B, difteria, tétano, tosse convulsa e poliomielite.

O esquema de vacinação de Gardasil nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Na bula não são indicados efeitos de superdosagem.

Composição

Gardasil é composto por proteínas não infecciosas altamente purificadas dos tipos 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus Humano, onde cada dose de Gardasil contém:

Proteína L1 do Papilomavírus Humano Tipo 6 _________ 20 µg
Proteína L1 do Papilomavírus Humano Tipo 11 ________ 40 µg
Proteína L1 do Papilomavírus Humano Tipo 16 ________ 40 µg
Proteína L1 do Papilomavírus Humano Tipo 18 ________ 20 µg

(Excipientes: Cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 80, borato de sódio e água para preparações injetáveis).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Gardasil deverá consultar o seu médico, logo que possível, para que este possa decidir quando deverá ser administrada a dose esquecida.

Interações Medicamentosas

Gardasil não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como é o caso de medicamentos que suprimam o sistema imunitário.

Gardasil também pode ser usado em homens?

Sim, Gardasil também pode ser usada em homens, para o tratamento de lesões pré-cancerosas do ânus e verrugas na região intíma.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-0122232

Outra vacina indicada para proteger contra doenças provocadas pelo HPV, além de Gardasil, pode ser o Cervarix.

< Garcinia Cambogia < Gardasil > Gardenal >
publicidade