Flebocortid

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Flebocortid é um remédio indicado para:

  • Distúrbios alérgicos, como asma brônquica, hipersensibilidade a drogas, dermatite atópica, edema laríngeo, enfermidade do soro e urticária pós-transfusional;
  • Distúrbios endócrinos, como insuficiência adrenocortical primária, secundária ou aguda e choque resistente à terapêutica convencional quando se suspeita de insuficiência adrenocortical;
  • Afecções reumáticas, como episódios agudos ou exacerbações de artrite reumatóide, sinovite, bursite e artrite gotosa;
  • Doenças do colágeno, como lupus eritematoso sistêmico, dermatomiosite e cardite reumática aguda.

Além disso, este medicamento pode também ser usado no edema cerebral por traumatismo craneocefálico ou pós-cirúrgico, profilaxia da síndrome de dificuldade respiratória do recém-nascido, distúrbios dermatológicos, gastrintestinais ou respiratórios que evoluem com componente inflamatório agudo e naqueles onde a terapia corticosteróidea oral não seja possível.

Posologia

Como usar?

A dose diária recomendada de Flebocortid é de 50-200 mg/kg/dia, de acordo com a gravidade do quadro clínico e as condições da pessoa. Este injetável deve ser administrado por via intramuscular e nos casos de emergência por via endovenosa.

O tratamento deve iniciar-se com a administração endovenosa rápida. Em geral, estas doses altas podem ser repetidas com intervalos de 2, 4 e 6 horas, de acordo com a resposta clínica. Este tratamento não deve ser prolongado por mais de 72 horas.

Superado o período de emergência e se as circunstâncias permitirem, deve-se continuar ao tratamento com preparações de maior tempo de ação ou com administração oral.

Para a prevenção da Síndrome de Dificuldade Respiratória do Recém-nascido, pode-se administrar 500 mg à mãe, com 24-48 horas de antecipação ao parto.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais frequentes que podem ocorrer com o uso deste remédio são retenção de sódio, edema, alcalose hipopotassêmica, fraqueza muscular, perda de massa muscular, osteoporose, úlcera péptica e pancreatite, atraso na cicatrização, acne, equimoses e petéquias, convulsão, vertigem, dor de cabeça, euforia, insônia e psicose, síndrome de Cushing, atraso de crescimento, distúrbios menstruais, pseudodiabetes, insuficiência adrenocortical, distúrbios metabólicos e hirsutismo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Flebocortid é contra-indicado em pessoas com úlcera péptica, diabetes, cardiopatias congestivas, hipertensão arterial, lesões herpéticas, infecções micóticas generalizadas, psicose aguda, tromboembolismo, estados convulsivos e tuberculose ativa.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Com o uso prolongado podem ocorrer aumento de pressão, edema, fraqueza, maior facilidade para sofrer fraturas, úlcera, atraso na cicatrização da pele, alterações de comportamento, aumento da glicose no sangue e alterações hormonais.

O medicamento só deve ser utilizado na gravidez por indicação médica.

Enquanto em tratamento com corticóides, as pessoas não deverão ser vacinados contra sarampo ou outras infecções virais.

O médico deve ser informado em casos de úlcera, diabetes, problemas cardíacos, distúrbios visuais, hipertensão, doenças infecciosas, psicose, estados convulsivos ou tuberculose.

Os corticosteróides podem mascarar os sinais de infecção e assim dificultar seu diagnóstico. Nos casos de tratamentos prolongados podem aparecer catarata, glaucoma e complicações infecciosas oculares de origem viral ou micótica.

O uso de hidrocortisona em caso de tuberculose ativa ou disseminada só deve ser utilizado quando concomitantemente está sendo administrada terapêutica seletiva.

O uso de glicocorticóide em altas doses e por períodos prolongados pode causar insuficiência adrenocortical. Nestes casos aconselha-se reduzir gradualmente as doses antes de suspender o tratamento.

Composição

Flebocortid 100 mg

Cada frasco-ampola do produto liofilizado contém 21-succinato sódico de hidrocortisona, o equivalente a:

Hidrocortisona base___________________________100 mg

Cada ampola de solvente contém:

Água bidestilada________________________________2 mL

Flebocortid 300 mg

Cada frasco-ampola do produto liofilizado contém 21-succinato sódico de hidrocortisona, o equivalente a:

Hidrocortisona base___________________________300 mg

Cada ampola de solvente contém:

Água bidestilada________________________________3 mL

Flebocortid 500 mg

Cada frasco-ampola do produto liofilizado contém 21-succinato sódico de hidrocortisona, o equivalente a:

Hidrocortisona base___________________________500 mg

Cada ampola de solvente contém:

Água bidestilada________________________________5 mL

Laboratório

Merrell Lepetit Farm. Ltda.

< Flaxin < Flebocortid > Flebon >
publicidade