Filinar Xarope

Atualizado em: Março 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Filinar xarope possui ação broncodilatadora, mucorreguladora e expectorante, sendo indicada no tratamento sintomático das doenças agudas e crônicas do aparelho respiratório caracterizadas por fenômenos de hipersecreção, traqueobronquites, rinofaringites, laringotraqueítes, pneumoconioses e bronquiectasias, bem como nas doenças pulmonares acompanhadas de broncoespasmo, tais como: bronquite aguda, bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica e enfisema pulmonar.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada depende da idade da pessoa, assim:

Adultos - xarope 10 mg/mL:

  • A dose usual é de 10 mL do xarope duas vezes ao dia.

Crianças - xarope 5 mg/mL:

  • 1 a 3 anos: A dose usual é de 2 mg/kg/dia, dividido em duas vezes ao dia;
  • 3 a 6 anos: A dose usual é de 5 mL, duas vezes ao dia;
  • 6 a 12 anos: A dose usual é de 10 mL, duas vezes ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Filinar xarope são náuseas, tontura, agitação, arritmia cardíaca, necessidade de urinar e de ingerir líquidos, aumento da taxa de açúcar no sangue, aumento da temperatura corporal, aumento dos batimentos cardíacos, confusão mental, convulsão, diarréia, dor de cabeça, dor de estômago, erupção na pele, excitação, insônia, irritabilidade, palpitação, queda da pressão arterial, respiração acelerada e vômito.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Filinar Xarope é contraindicado em casos de reconhecida hipersensibilidade a acebrofilina ou aos restantes componentes das formulações, e a outros derivados da xantina.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado em pessoas com hipertensão, grávidas e lactantes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O produto deve ser usado com cautela em pessoas com doenças de coração, hipertensão, hipoxemia grave, úlcera péptica, arritmia cardíaca, doença renal ou hepática, hipertireoidismo, infarto do miocárdio recente e em idosos.

Recomenda-se não fumar durante o tratamento.

Interações Medicamentosas:

Este medicamento pode ter sua ação aumentada por álcool, alopurinol, anticoncepcional oral, betabloqueador, bloqueador do canal de cálcio, carbamazepina, cimetidina, corticosteróide, dissulfiram, diurético de alça, efedrina, hormônio da tireóide, interferon, isoniazida, macrolídeo, mexiletina, quinolona, tiabendazol e vacina contra a gripe.

A sua ação pode ser diminuída por aminoglutetimida, barbiturato, carbamazepina, carvão, cetoconazol, cigarro, diurético de alça, hidantoína, isoniazida, rifampicina, simpaticomimético, sulfimpirazona, tioamina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem, não ocorrendo convulsões, recomenda-se a indução do vômito ou o uso de um laxante ou carvão ativado.

Em caso de convulsão, deve-se assegurar a manutenção da respiração e administrar oxigênio e diazepam por via intravenosa.

Composição

Filinar xarope pediátrico 5 mg/mL

Cada 1 mL contém:

Acebrofilina______________________________________ 5mg

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

Filinar xarope adulto 10 mg/mL

Cada 1 mL contém:

Acebrofilina_____________________________________10 mg

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes presentes em 1 mL: açúcar, glicerina, metilparabeno, propilparabeno, aroma de groselha, corante vermelho, ácido cítrico e água deionizada).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres Legais:

MS - 1.0043.0825 | Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

< Fexofenadina < Filinar Xarope > Filinar xarope Infantil >
publicidade