Fenergan xarope

cloridrato de prometazina , Sulfoguaiacol



Indicação

Para que serve?

É utilizado como expectorante para tratar doenças e alergias do nariz ou brônquios que causam produção excessiva de secreções, levando a obstrução e dificuldade par respirar.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada para adultos é de 1 ou 2 colheres de chá, a cada 2 ou 3 horas. Para alívio das tosses noturnas, basta uma dose de 2 colheres de chá antes de deitar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns são sonolência, secura da boca, prisão de ventre, aumento do batimento cardíaco, alterações no equilíbrio, tontura ou insônia.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser administrado em mulheres grávidas ou durante a amamentação e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. É também contraindicado em caso de diminuição dos valores do exame de sangue, retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado e ingestão de bebidas alcoólicas.

No caso de crianças, o medicamento só deve ser utilizado apenas quando existe indicação do pediatra, pois a dose deve ser adequada para evitar o surgimento de efeitos colaterais graves.

Farmacocinética

Como funciona?

Fenergan possui na sua fórmula Prometazina, que atua na dilatação dos bronquíolos e como descongestionante. Além disso, também contém Sulfoguaiacol, uma substância que ajuda a eliminar as secreções pulmonares.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico da existência de doenças e quais são os medicamentos que se está a tomar, em especial remédios tranquilizantes.

O uso do xarope deve ser feito com cuidado em doentes com diabetes, uma vez que tem na sua constituição açúcar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

O uso de dose superior à indicada pode causar queda acentuada da pressão arterial, dificuldade em respirar, desmaio, convulsões, boca seca e prisão de ventre. No caso disto acontecer, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Composição

Fenergan xarope contém por cada 5 ml, que corresponde a uma colher de chá:

Cloridrato de prometazina ______________________ 5,65 mg

- Equivalente a 5 mg de Prometazina

Sulfoguaiacol _________________________________ 45 mg

Excipientes ___________________________________ ml

(Excipientes: ácido cítrico anidro, essência de laranja, caramelo, citrato de sódio di-hidratado, álcool etílico 96º GL, sacarose líquida, ácido ascórbico, benzoato de sódio e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado a temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Dizeres legais:

Fenergan xarope MS 1.1300.0321 | Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira

< Fenergan creme 30 g < Fenergan xarope > Fenilefrin >
publicidade