Femiane anticoncepcional

publicidade

Indicação

Para que serve?

Femiane é um anticoncepcional indicado para prevenir a gravidez.

Posologia

Como usar?

A cartela de Femiane contém 21 drágeas. No verso da cartela encontra-se indicado o dia da semana no qual a drágea deve ser ingerida.

Deve-se tomar uma drágea por dia, aproximadamente à mesma hora, com auxílio de um pouco de líquido se necessário e seguir a direção das flechas, até que se tenham tomado todas as 21 drágeas, e de seguida realizar uma pausa de 7 dias. Neste período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão da última drágea de Femiane, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual.

A nova cartela deve ser iniciada no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

  • Quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior: Deve-se iniciar o anticoncepcional no primeiro dia de menstruação. A ação contraceptiva de Femiane inicia-se imediatamente e por isso não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.
  • Mudando de outro contraceptivo oral combinado, anel vaginal ou adesivo transdérmico para Femiane: Deve-se iniciar a Femiane após o término da cartela do contraceptivo que se estava tomando.
  • Mudando da minipílula para Femiane: Nesse caso, deve-se descontinuar o uso da minipílula e iniciar a tomada de Femiane no dia seguinte, no mesmo horário e adicionalmente utilizar preservativo nos 7 primeiros dias de uso de Femiane
  • Mudando de contraceptivo injetável, implante ou Sistema Intrauterino com liberação de progestógeno para Femiane: Deve-se iniciar o uso de Femiane na data prevista para a próxima injeção ou no dia de extração do implante ou do SIU e adicionalmente, utilizar um método contraceptivo de barreira nos 7 primeiros dias de uso de Femiane.

Se ficou com dúvidas veja com mais pormenor como se deve tomar o anticoncepcional corretamente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Embora com menos frequência podem ainda ocorre rvômitos, diarreia, retenção de líquido, enxaqueca, diminuição do desejo sexual, aumento do tamanho das mamas, erupção cutânea e urticária.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este anticoncecional não deve ser usado nas seguintes situações:

  • História atual de trombose ou embolia pulmonar;
  • História atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral;
  • História atual ou anterior de doenças que podem ser sinal indicativo de ataque cardíaco;
  • Presença de um alto risco para a formação de coágulos arteriais ou venosos;
  • História atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais tais como: sintomas visuais, dificuldades para falar, fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo;
  • Diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos;
  • História atual ou anterior de doença do fígado;
  • História atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais;
  • Presença ou antecedente de tumor no fígado;
  • Presença de sangramento vaginal sem explicação;
  • Ocorrência ou suspeita de gravidez;

Além disso, este medicamento também é contraindicado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento com Femiane, devem-se comunicar ao médico situações como uso de cigarro, diabetes, excesso de peso, pressão alta, inflamação das veias, veias varicosas, enxaqueca, epilepsia, história atual ou familiar de níveis altos de colesterol ou triglicérideos, algum familiar direto que tem ou já teve câncer de mama, doença do fígado ou da vesícula biliar; doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolíticourêmica, anemia falciforme, condição que tenha ocorrido pela primeira vez, ou piorado, durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais como, por exemplo, perda de audição, porfiria, herpes gestacional e coreia de Sydenham, tem ou já apresentou cloasma.

Existem antibióticos que podem cortar o efeito do anticoncepcional. Veja quais.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Femiane é um contraceptivo oral combinado. Cada drágea contém uma combinação de dois hormônios femininos, o gestodeno, que é um progestógeno, e o etinilestradiol que é um derivado do estrogênio.

Estes hormônios atuam inibindo a ovulação e alterando o revestimento do útero.

Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, o Femiane é considerado um contraceptivo oral de baixa dose.

O que devo fazer se tiver vômitos ou diarreia intensa?

Se ocorrerem vômitos ou diarreia intensa, as substâncias ativas da drágea podem não ter sido absorvidas completamente. Se ocorrerem vômitos no período de 3 a 4 horas após a ingestão da drágea, é como se tivesse se esquecido de tomá-la. Portanto, deve-se seguir o mesmo procedimento indicado no item “O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?”.

O que devo fazer quando me esquecer de usar este medicamento?

Se houver um atraso de menos de 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva de Femiane é mantida. Dve-se assim tomar a drágea esquecida assim que for lembrada e tomar a próxima drágea no horário habitual.

Se houver um atraso de mais de 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva de Femiane pode ficar reduzida, especialmente se ocorrer o esquecimento da tomada no começo ou no final da cartela.

  • Esquecimento de 1 drágea na primeira semana de uso. Tomar a drágea esquecida assim que for lembrada e continuar a tomar as próximas drágeas no horário habitual. Utilizar preservativo durante os 7 dias seguintes. Se tiver ocorrido relação sexual na semana anterior ao esquecimento da tomada da drágea, há possibilidade de engravidar.
  • Esquecimento de 1 drágea na segunda semana de uso: Tomar a drágea esquecida assim que for lembrada e continuar a tomar as seguintes drágeas no horário habitual. A proteção contraceptiva de Femiane está mantida. Não é necessário utilizar método contraceptivo adicional.
  • Esquecimento de 1 drágea na terceira semana de uso: Deve-se optar por uma das duas opções abaixo, sem a necessidade de utilizar método contraceptivo adicional:
  1. Tomar a drágea esquecida assim que for lembrada e continuar a tomar as próximas drágeas no horário habitual. Iniciar a nova cartela assim que terminar a atual, sem que haja pausa entre uma cartela e outra.
  2. Deixar de tomar as drágeas da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, ou menos, contando inclusive o dia no qual houve esquecimento de tomar a drágea e iniciar uma nova cartela.

Femiane engorda?

Um dos efeitos colaterais de Femiane é o aumento de peso, por isso algumas pessoas que tomam este anticoncepcional podem engordar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem podem ocorrer náuseas, vômitos ou sangramento vaginal.

Composição

Cada drágea de Femiane contém:

Gestodeno___________________________________0,075 mg

Etinilestradiol__________________________________0,02 mg

Excipientes______________________________q.s.p. 1 drágea

(Excipientes: lactose, amido, povidona, estearato de magnésio, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, talco, cera montanglicol).

Laboratório

Schering do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 702 1241

Dizeres legais:

MS-1.7056.0060 | Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura CRF-SP nº 16532

< Feldene SL < Femiane anticoncepcional > Femme >
publicidade