Feldene SL

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Feldene SL é indicado para o tratamento de situações de inflamação aguda, tais como:

  • Distúrbios músculo-esqueléticos, como lesões dos músculos, tendões, ligamentos ou ossos;
  • Gota aguda ;
  • Dor pós-operatória e pós-traumática;
  • Cólicas menstruais.

Além disso, também é indicado para a exacerbação das doenças inflamatórias crônicas, tais como artrite reumatoide, osteoartrite e espondilite anquilosante.

Este remédio também é indicado por sua ação analgésica.

Posologia

Como usar?

A dosagem de Feldene SL varia de acordo com a doença a ser tratada, conforme orientação médica. As doses recomendadas são as seguintes:

  • Artrite reumatoide, osteoartrite e espondilite anquilosante:

A dose inicial é de 20 mg ao dia, em dose única, seguida de 10 mg a 30 mg por dia.

  • Distúrbios músculo-esqueléticos agudos:

A dose inicial é de 40 mg nos 2 primeiros dias em dose única ou fracionada. Para os 7 a 14 dias restantes, a dose deve ser reduzida para 20 mg ao dia.

  • Dor pós-traumática e pós-operatória:

A dose inicial recomendada é de 20 mg ao dia, em dose única. Nos casos em que se deseja um efeito mais rápido, pode-se fazer como descrito nos distúrbios músculo-esqueléticos agudos.

  • Gota aguda:

A dose inicial recomendada é de 40 mg ao dia, seguida nos próximos 4 a 6 dias por 40 mg/dia, em dose única ou fracionada. O piroxicam não é indicado para o tratamento prolongado da gota.

  • Cólicas menstruais:

Assim que surgirem os sintomas, iniciar a dose recomendada de 40 mg em dose única diária, nos dois primeiros dias do período menstrual e, se necessário, 20 mg por dia em dose única diária no 3º, 4º e 5º dias.

O comprimido sublingual pode ser engolido inteiro, pode ser dissolvido diretamente com água, ou ainda, colocado embaixo da língua ou sobre a língua para dissolver.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso deste remédio são desconforto ou dor abdominal, indigestão, vômitos, enjoo, diarreia, prisão de ventre, excesso de gases no estômago ou intestino, estomatite, gastrite, úlcera no estômago, dor, ardor e coceira no reto ou ânus, sangramento retal, sangramento gastrintestinal e pancreatite.

Além disso, pode ainda ocorrer anemia, eosinofilia, leucopenia, trombocitopenia, reação alérgica grave, anorexia, hiperglicemia, hipoglicemia, retenção de líquidos, depressão, pesadelo, alucinações, insônia, confusão mental, alterações de humor, nervosismo ou irritação, meningite asséptica, tontura, dor de cabeça, parestesia, sonolência, vertigem, visão turva, irritações oculares, inchaço dos olhos, disfunção auditiva, zumbido no ouvido, palpitações, inflamação da parede de um vaso sanguíneo, hipertensão, broncoespasmo, falta de ar, sangramento nasal, hepatite, icterícia, diminuição da fertilidade feminina, problemas de pele e tecido subcutâneo e doenças renais e urinárias.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Feldene SL não deve ser usado para tratar a dor da cirurgia para revascularização do miocárdio nem em pessoas com alergia conhecida ao piroxicam ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, este medicamento também é contraindicado em pessoas com ulcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal, asma, pólipo nasal, angioedema e alergia da pele causadas por ácido acetilsalicílico ou outro anti-inflamatório e insuficiência renal, hepática ou cardíaca graves.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar sem orientação médica.

A dose de Feldene SL pode necessitar de ajustes em pessoas com função do fígado ou do rim alterada e deve ser usado com cautela em pessoas com doença ou risco de doença cardiovascular.

Atenção fenilcetonúricos: Feldene SL contém fenilalanina.

Atenção diabéticos: Feldene SL contém açúcar, portanto, deve ser usado com cuidado em diabéticos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Feldene SL bloqueia a inflamação, reduz ou elimina a dor e reduz a febre.

A redução da dor é percebida em cerca de 1 hora, com a intensidade máxima entre 2 e 3 horas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de uma superdose aguda pode ocorrer sensação de cansaço, sonolência, náusea, vômito e dor abdominal, sangramento gastrintestinal, aumento da pressão arterial, redução do funcionamento dos rins, depressão respiratória e coma, embora sejam raros. Também são possíveis reações do tipo alérgicas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico e levar a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso o paciente se esqueça de tomar Feldene SL no horário estabelecido, deve tomá-lo assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e tomar a próxima.

Composição

Cada comprimido sublingual de Feldene SL contém:

Piroxicam______________________________________20 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: manitol, gelatina, aspartamo e ácido cítrico anidro).

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: - SAC: 0800 16 7575

Dizeres Legais:

MS – 1.0216.0013 | Farmacêutico Responsável: José Cláudio Bumerad – CRF-SP n° 43746 | SAC:0800 7701575

< Feldene < Feldene SL > Femiane anticoncepcional >
publicidade