Exodus

Atualizado em: Março 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Exodus é um medicamento usado no tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão, tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia, tratamento do transtorno de ansiedade generalizada, de ansiedade social e obsessivo compulsivo.

Posologia

Como usar?

A posologia deste medicamento depende do problema a tratar:

  • Depressão

A dose usual é de 10 mg/dia. O tratamento pode ser iniciado com 5 mg/dia e após alguns dias aumentar para 10 mg/dia. A dose máxima recomendada é de 20 mg/dia.

Geralmente são necessárias 2 a 4 semanas para se obter uma resposta antidepressiva. Após o desaparecimento dos sintomas durante o tratamento inicial é necessário o estabelecimento de um período de manutenção, com duração de vários meses, para a consolidação da resposta.

  • Transtorno do pânico com ou sem agorafobia

A dose inicial para a 1ª semana é de 5 mg ao dia, aumentada a seguir para 10 mg/dia, que pode ser aumentada até um máximo de 20 mg/dia.

As pessoas suscetíveis a ataques de pânico podem apresentar um aumento da ansiedade logo após o início do tratamento, que geralmente se normaliza nas 2 primeiras semanas de uso do medicamento.

A melhora total é atingida após aproximadamente 3 meses.

  • Transtorno de ansiedade generalizada

A dose inicial usual é de 10 mg/dia, que pode ser aumentada até um máximo de 20 mg/dia.

  • Transtorno de ansiedade social

A dose usual é de 10 mg/dia. Conforme a resposta individual, a dose pode ser diminuída para 5 mg/dia ou aumentada até um máximo de 20 mg/dia.

Geralmente, para o alívio dos sintomas, é necessário um período mínimo de 2 a 4 semanas.

  • Tratamento do transtorno obsessivo compulsivo

A dose usual é de 10 mg ao dia, que pode ser aumentada pelo até um máximo de 20 mg ao dia.

Os idosos devem iniciar o tratamento com o Exodus com metade da dose mínima usualmente recomendada, ou seja, 5 mg/dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Exodus são náuseas, nariz entupido ou com coriza, aumento ou diminuição do apetite, ansiedade, inquietude, sonhos anormais, dificuldades para dormir, sonolência diurna, tonturas, bocejos, tremores, sensação de agulhadas na pele, diarreia, constipação, vômitos, boca seca, aumento do suor, dores musculares e nas articulações, distúrbios sexuais, cansaço, febre e aumento do peso.

Além disso, embora com menos frequência poden ocorrer sangramentos inesperados, urticária, eczemas, coceira, ranger de dentes, agitação, nervosismo, ataque de pânico, estado confusional, alterações no sono, alterações no paladar e desmaio, pupilas aumentadas, distúrbios visuais, barulhos nos ouvidos, perda de cabelo, sangramento vaginal, diminuição de peso, aceleração dos batimentos cardíacos, inchaços nos braços ou pernas e sangramento nasal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Exodus não deve ser usado em pessoas que sejam alérgicas a qualquer um dos componentes contidos no medicamento, grávidas, lactantes ou menores de 18 anos.

Além disso, este remédio também não deve ser usado em pessoas que estejam a tomar pimozida ou medicamentos conhecidos como inibidores da monoaminoxidase.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de fazer o tratamento com Exodus, deve-se informar o médico nas seguintes situações:

  • Epilepsia;
  • Comprometimento do funcionamento dos rins ou do fígado;
  • Diabetes;
  • Níveis de sódio diminuídos;
  • Tendência a sangramentos ou manchas roxas;
  • Terapia eletroconvulsiva;
  • Doença cardíaca coronariana.

Como ocorre com outros medicamentos usados no tratamento da depressão e doenças relacionadas, a melhora pode não ser obtida imediatamente, podem ser necessárias algumas semanas até que a pessoa se sinta melhor.

O Exodus não interage com alimentos ou bebidas nem potencializa os efeitos do álcool. Apesar de não haver interação, recomenda-se não ingerir álcool durante o tratamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Exodus é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, que é uma classe do grupo dos antidepressivos.

Este medicamento age no cérebro, onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdose incluem náusea, vômitos, sudorese, tonturas, convulsões, batimentos cardíacos acelerados, tremores e inconsciência.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico e levar a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada comprimido revestido de Exodus 10 mg contém:

Oxalato de escitalopram_____________________12,77 mg*

*(equivalente a 10,00 mg de escitalopram).

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, talco, dióxido de
titânio, álcool polivinílico e macrogol).

Cada comprimido revestido de Exodus 15 mg contém:

Oxalato de escitalopram____________________19,155 mg*

*(equivalente a 15,00 mg de escitalopram).

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, talco, dióxido de titânio, álcool polivinílico e macrogol).

Cada comprimido revestido de Exodus 20 mg contém:

Oxalato de escitalopram_____________________25,54 mg*

*(equivalente a 20,00 mg de escitalopram).

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, talco, dióxido de
titânio, álcool polivinílico e macrogol).

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais:

MS - 1.0573.0379 | Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP nº 30.138

publicidade