Exluton anticoncepcional

Atualizado em: Fevereiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Exluton é um anticoncepcional usado para impedir a gravidez.

Por conter apenas progestagênios, este anticoncepcional pode ser utilizado por mulheres que não toleram os estrogênios e que desejam amamentar.

Posologia

Como usar?

A cartela de Exluton contém 28 ou 35 comprimidos. Na parte de trás da cartela estão impressos os dias da semana, com setas entre eles e cada dia da semana corresponde a um comprimido, devendo assim ser iniciado no respetivo dia da semana, seguindo sempre o sentido das setas, de forma a evitar o esquecimento de algum comprimido. Quando a cartela estiver vazia, deve-se iniciar a seguinte sem fazer qualquer pausa.

Como começar a tomar Exluton:

  • Pessoas que não tomaram nenhuma pílula no último mês: Deve-se começar a tomar Exluton no primeiro dia do ciclo, isto é, no primeiro dia da menstruação. O Exluton começa a agir imediatamente e não é necessário usar um outro método anticoncepcional. Também pode ser tomado entre o 2º e 5º dia do ciclo, mas neste caso deve usar-se preservativo durante os primeiros 7 dias de tratamento no primeiro ciclo.
  • Pessoas que tomam um anticoncepcional hormonal combinado, anel vaginal ou adesivo na pele, deve-se começar a tomar o Exluton no dia seguinte a ter tomado a última pílula da cartela do anticoncepcional atual ou no dia da retirada do anel vaginal ou adesivo na pele. Caso a pílula atual contenha comprimidos inativos, deve-se tomar Exluton no dia seguinte de se ter tomado o último comprimido ativo. Nestes casos não é necessário usar preservativo.
  • Pessoas que tomam outra minipílula: Pode-se parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Exluton imediatamente, sem que seja preciso usar preservativo.
  • Pessoas que utilizam um contraceptivo injetável, implante ou ainda um dispositivo intrauterino: Começar a tomar Exluton no dia em que se deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que se remover o implante ou o dispositivo intrauterino. Não é necessário usar preservativo.
  • Pessoas que querem usar Exluton após o parto: O médico recomendará que se espere até que ocorra a primeira menstruação normal antes de começar a tomar Exluton. Algumas vezes é possível iniciar mais cedo.

Esquecimento de comprimidos

Quanto maior o número de comprimidos consecutivos que forem esquecidos, maior será o risco de redução da eficácia contraceptiva. Deve-se tomar o último comprimido esquecido assim que se lembrar e os próximos comprimidos no horário habitual, sendo necessário usar preservativo durante os próximos 7 dias de tratamento.

Se houve esquecimento de um ou mais comprimidos na primeira semana de tratamento e ocorreram relações sexuais na semana anterior, existe a possibilidade de engravidar.

Se ocorrerem vômitos ou diarreia intensa nas 4 horas seguintes à toma de um comprimido, ou se se tomou carvão medicinal, os ingredientes ativos de Exluton podem não ter sido absorvidos completamente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas que podem ocorrer com o uso deste medicamento são aumento ou diminuição do peso corporal, dor de cabeça, enxaqueca, intolerância a lentes de contato, náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, erupção na pele, urticária, eritema nodoso, eritema multiforme, cloasma, retenção de líquidos, hipersensibilidade, sangramento irregular, alterações na secreção vaginal, sensibilidade, dor, aumento ou secreção das mamas, alterações do desejo sexual e alterações do humor.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Exluton não deve ser usado em pessoas com trombose, icterícia, doença grave do fígado, câncer sensível aos esteroides sexuais, sangramento vaginal de origem desconhecida, alergia a qualquer um dos componentes de Exluton. Também não deve ser usado em grávidas ou em mulheres que pensam engravidar.

Além disso, este medicamento deve ser usado com cautela em pessoas que tiverem ou têm câncer de mama ou de fígado, trombose, diabetes, gravidez ectópica, infecção, cirurgia nas trompas, epilepsia, tuberculose, pressão alta ou cloasma.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Pessoas que estejam a tomar Exluton, devem consultar o médico se tiverem sinais de trombose, dor forte e repentina de estômago, icterícia, nódulos nas mamas, dor forte e repentina no abdômen ou na área do estômago, se forem submetidas a cirurgia ou sangramento vaginal intenso e anormal.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Exluton é considerado uma minipílula porque tem na sua composição apenas progestagênio que age prevenindo que as células do esperma penetrem no útero e impedem em 70 % dos casos que ocorra ovulação.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas possivelmente podem ocorrer nesse caso são náusea, vômito e, em meninas, leve sangramento vaginal.

Composição

Cada comprimido contém:

Linestrenol ____________________________________0,5 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, amilopectina, estearato de magnésio e lactose q.s.p.: 1 comprimido).

Laboratório

Schering Plough

Dizeres legais:

MS 1.0171.0083 | Farm. Resp.: José Luis Moretti Farah – CRF-SP nº 16.509

< Exjade < Exluton anticoncepcional > Exodus >
publicidade