Evoterin



Indicação

Para que serve?

Evoterin é indicado para o câncer, para o tratamento do carcinoma metastático do cólon e reto ou de células escamosas da pele, neoplasias de colo do útero, ovário, gástrica, de mama inoperável ou pulmonar de células pequenas e não pequenas e para o tratamento do linfoma maligno.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada e a duração do tratamento com Evoterin devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Evoterin deve ser administrado diretamente na veia, ao longo de 30 a 90 minutos de tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Evoterin podem incluir diarreia, vômitos, dor ou cólicas abdominais, anorexia, inflamação da mucosa da boca, anemia, alterações nos resultados dos exames ao sangue, fraqueza, febre, perda de peso, desidratação, perda de cabelo ou formação de coágulos nos vasos sanguíneos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Evoterin está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Evoterin é um medicamento antineoplásico para o combate do câncer, interagindo com a enzima topoisomerase I, uma enzima importante no processo de multiplicação das células.

Assim, o bloqueio que esta enzima faz causa um erro no funcionamento das células tumorais, o que leva à sua morte.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Evoterin, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tive mais de 65 anos, tiver doenças ou problemas no fígado ou rins, doença inflamatória crônica ou obstrução intestinal, intolerância hereditária à frutose, diabetes, realizou tratamentos de radioterapia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Evoterin nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Evoterin é um remédio para uso exclusivo em hospitais, sendo por isso a superdosagem pouco provável. Porém, se durante o tratamento sentir algum desconforto, dor ou algum sintoma desconhecido informe o seu médico logo que possível.

Composição

Evoterin por cada 1 ml contém:

Cloridrato de irinotecano tri-hidratado _______________ 20 mg
- Equivalente a 17,33 mg de irinotecano
Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: sorbitol, ácido lático, água para injetáveis e hidróxido de sódio ou de ácido clorídrico).

Interações Medicamentosas

Evoterin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bloqueadores neuromusculares, outros agentes antineoplásicos, Dexametasona, Proclorperazina, Laxantes, Diuréticos, anticonvulsivantes, Cetoconazol, Erva de São João, Sulfato de atazanavir, Bevacizumabe ou juntamente com vacinas vivas.

Laboratório

Evolabis Produtos Farmacêuticos Ltda.

- SAC: 0800 707 7499

Dizeres Legais:

Ms: 1.5980.0007
Farm. Resp.: Dra. Liz Helena Gouveia Afonso

< Evista < Evoterin > Evra >
publicidade