Essure



Indicação

Para que serve?

O Essure é indicado para mulheres que desejam um método contracetivo definitivo, através da oclusão das trompas de falópio.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Essure consiste em duas molas de metal que são colocadas no interior de cada trompa uterina, levando à inflamação da região e formação de uma barreina natural formada pelo próprio corpo, que reveste as molas e bloqueia as trompas, evitando assim a passagem dos espermatozóides.

Posologia

Como usar?

O Essure pode ser colocado através de uma pequena cirurgia realizada por um histeroscopista, não sendo necessário cortes, já que a colocação do dispositivo se faz pela vagina.

Geralmente o corpo demora cerca de 3 meses para formar a barreira que impede a passagem dos espermatozóides, por isso, durante este período, a mulher deve usar outros métodos contracetivos para evitar uma gravidez.

Três meses depois da aplicação do Essure, deve ser feito um teste, como ultra-som ou raio-X com auxílio de contraste, que confirma o total bloqueio das trompas.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são a deslocação do implante do local onde é colocado, cólicas, sangramento vaginal, dor no pé da barriga e nas costas durante alguns dias após a colocação.

Além disso, também pode ocorrer dor de cabeça, enjoo, vômito, tontura, desmaio e reação alérgica ao níquel, que é o material que reveste o implante.

O Essure pode ainda ser expulso pelo organismo ou deslocar-se ligeiramente, não sendo eficaz na contraceçã, e podendo por isso aumentar o risco de uma gravidez ectópica.

Há ainda o risco de perfuração do útero ou das trompas de falópio, sendo necessário recorrer a cirurgia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Essure não deve ser usado em mulheres que ainda desejam engravidar, com idade inferior a 21 anos ou superior a 45 anos.

Além disso, também é contraindicado em mulheres que suspeitam estar grávidas, que têm apenas uma trompa ou que têm alguma obstrução, que sejam alérgicas ao níquel ou ao contraste usado no raio-X, com sangramento vaginal sem causa aparente, ou que tenham câncer no aparelho reprodutor ou alguma infecção ginecológica ativa.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Caso a pessoa tenha estado grávida nas últimas 6 semanas, tenha uma infecção ginecológica ou esteja na terceira ou quarta semana do período menstrual, deve aguardar o tempo necessário indicado pelo médico, até à colocação de Essure.

Laboratório

Bayer S.A.

- SAC 0800 7021241

< Espran < Essure > Estazolam >
publicidade