Esmya



Indicação

Para que serve?

Esmya é indicado para tratar os sintomas causados por miomas uterinos, como sangramentos menstruais, desconforto e dor na barriga, em mulheres. Além disso, este medicamento também pode ser usado na preparação para cirurgia para retirada do mioma.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido de 5 mg por dia, para períodos de tratamento até 3 meses. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, de preferência durante o segundo período menstrual após a conclusão do tratamento anterior.

Os comprimidos de Esmya devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Esmya podem incluir diminuição ou ausência do período menstrual, dor de cabeça ou de estômago, dor muscular, quisto no ovário, dor ou sensibilidade na mama, espessamento do revestimento do útero, acne, náusea, dor abdominal, vertigem, aumento de peso ou cansaço excessivo.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Esmya está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com câncer do útero, mama ou ovários, com sangramentos vaginais que não são causados por miomas e para pacientes com alergia ao acetato de Ulipristal ou a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Esmya é um medicamento que tem na sua composição acetato de Ulipristal, um composto que modifica a atividade da Progesterona, um hormônio sexual feminino que é produzido naturalmente pelo corpo.

Este remédio ajuda a reduzir o tamanho dos miomas, assim como consegue parar ou reduzir os sangramentos que geralmente ocorrem.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Esmya, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, estiver tomando algum contraceptivo hormonal, tiver menos de 18 anos de idade, tiver doença do fígado ou dos rins, asma grave ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com este remédio deve evitar o consumo de toranja ou de suco de toranja, pois pode interferir com o funcionamento do remédio.

O tratamento com Esmya não deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Esmya​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Esmya por cada comprimido contém:

Acetato de Ulipristal ______________________________ 5 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Celulose microcristalina, Manitol, Croscarmelose sódica, Talco ou Estearato de magnésio)

Interações Medicamentosas

Esmya não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos utilizados para tratar o coração como digoxina, medicamentos utilizados para prevenir acidentes vasculares cerebrais e coágulos sanguíneos como dabigatrano etexilato, medicamentos para tratar a epilepsia como fenitoína ou fosfenitoína, remédios para tratar a infeção por VIH como ritonavir,
efavirenz ou nevirapina, medicamentos para infeções bacterianas como rifampicina, telitromicina ou claritromicina, medicamentos utilizados para infeções fúngicas como cetoconazol ou itraconazol, remédios à base de plantas que contenham hipericão, medicamentos utilizados no tratamento da depressão como nefazodona ou remédios para tratar a hipertensão como verapamilo.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Esmya, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 12 horas para a dose seguinte. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Gedeon Richter Plc.

- Tel: (36) 1-431-4000

< Esmeron < Esmya > Espasmacid >
publicidade