Enxak

Bula do remédio Enxak. Classe terapêutica dos Analgésicos. Princípios Ativos Ergotamina.

Indicação

Para que serve?

Enxak em comprimidos é indicado para o tratamento das dores de cabeça, incluindo enxaquecas, em adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos ao primeiro sinal de enxaqueca. Caso não hajam melhoras passados 30 a 60 minutos, deve ingerir 1 comprimido a cada 30 minutos, até um máximo de 6 comprimidos por dia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Enxak está contraindicado para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas, pacientes com menos de 18 anos, pacientes com historia de alergia ao ácido acetilsalicílico, paracetamol, ou por outras medicações anti-inflamatórias, pacientes com pressão alta não controlada, problemas na função dos rins, fígado ou coração, doenças vasculares periféricas, infarto agudo do miocárdio ou angina no peito, pressão baixa prolongada, infecção generalizada, pacientes que tenham realizado cirurgia de vasos, pacientes com enxaqueca basilar ou hemiplégica, doenças metabólicas como porfiria e deficiência congênita da glicose- 6-fosfato-desidrogenase, alterações da função da medula óssea ou doenças do sistema hematopoiético e para pacientes com alergia ás pirazolonas, ás pirazolidinas, a alcaloides, a compostos de ergot ou a algum dos componentes da fórmula.

publicidade

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Enxak, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, estiver em tratamento com medicamentos inibidores da receptação da serotonina, propranolol, nitroglicerina, heparina, dronedarona, rilonacept e tocilizumabe, medicações inibidoras de protease e da transcriptase reversa, antibióticos e antifúngicos, antidepressivos, metronidazol e zileuton ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Enxak​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Enxak por cada comprimido contém:

Mesilato de di-hidroergotamina _____________________ 1 mg

Dipirona _____________________________________ 350 mg

Cafeína ______________________________________ 100 mg

Excipientes q.s.p. _______________________________ 1 com

(Excipientes: amido, estearato de magnésio, povidona, celulose microcristalina, dióxido de silício e álcool etílico 96º GL).

Farmacocinética

Como funciona?

Enxak é um medicamento que tem na sua composição Mesilato de di-hidroergotamina que age no sistema nervoso central e ajuda no alívio da dor de cabeça causada pela a enxaqueca.

Além disso, apresenta também na sua composição dipirona, outro analgésico responsável por aliviar a dor e cafeína que ajuda a aumentar efeito de ambos os analgésicos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Enxak podem incluir dor na boca do estômago, sonolência, tontura, náuseas, dor nos músculos, vômitos, azia, boca seca, excesso de suor, confusão mental, má digestão, taquicardia, dor abdominal, tensão baixa ou cansaço extremo.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Enxak​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Enxak podem incluir náuseas, vômitos, dor de barriga, fraqueza nas pernas, dor muscular nos membros, diminuição da temperatura, formigamento, dormência e palidez dos dedos, dor no peito, alterações no ritmo do coração, inchaço, coceira, tonturas, diminuição do funcionamento dos rins, dor de cabeça, insônia, agitação e nervosismo, sonolência, confusão mental, convulsões e coma.

Laboratório

Cazi Química Farmacêutica Indústria e Comércio ltda.

- Telf.:(11) 4619-7242

Outros remédios para o tratamento da enxaqueca além de Enxak podem ser Égide, Doril ou Neosaldina.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0715.0190.002-1
Farm. Resp.: Wilson Colombo

publicidade
< Entresto < Enxak > Enzicoba 1 mg >