Efurix creme

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Efurix creme é indicado para o tratamento de ceratose actínica solar ou senil, doença de Bowen, epiteliomas basocelulares superficiais simples ou múltiplos, lesões pré-malignas, epiteliomas basocelulares superficiais em áreas de radiodermite crônica e no tratamento das manifestações clínicas da infecção causada pelo HPV, como verrugas.

Posologia

Como usar?

O modo de uso do Efurix creme depende da lesão a tratar:

Ceratose actínica e doença de Bowen:

Aplicar o creme 2 vezes ao dia e em quantidade suficiente para cobrir as lesões, que deve ser aplicado até que a resposta inflamatória esteja em estado de erosão, quando o uso do produto deve ser interrompido. A duração do tratamento é de 2 a 4 semanas. O desaparecimento completo das lesões pode não ser evidente em 1 a 2 meses após a interrupção da terapia com Efurix creme.

Epitelioma basocelular:

Aplicar o creme 2 vezes ao dia e em quantidade suficiente para cobrir as lesões. A duração do tratamento é de 3 a 6 semanas sendo que a terapia pode ser necessária por 10 a 12 semanas para que as lesões sejam curadas. Como em qualquer condição neoplásica, o paciente deve ser acompanhado por um período razoável para determinar se a cura foi alcançada.

HPV:

Aplicar o creme nas lesões provocadas pelo HPV por um período de 3 a 8 dias. É recomendado realizar a aplicação à noite antes de deitar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este remédio é bem tolerado, no entanto, a região sã, limítrofe com a lesão tratada, pode se tornar avermelhada, desaparecendo muito rapidamente com o término do tratamento.

Após a aplicação tópica sobre as lesões pré-neoplásicas e neoplásicas podem ocorrer as seguintes reações: sensação de queimação, formação de crosta, dermatite alérgica de contato, eritema, vesiculação, erosão, hiperpigmentação, irritação, dor, fotossensibilidade, prurido, urticária, ulceração e reepitelização.

Pode ocorrer também a produção de eritema em áreas aparentemente saudáveis.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Efurix não deve ser colocado em contato direto com os olhos, nem deve ser usdado em pessoas sensíveis à 5-fluoruracila.

Além disso, também é contraindicado em grávidas ou em pessoas nas quais seja impossível excluir a possibilidade de gravidez.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Efurix creme deve ser utilizado sob supervisão médica.

A aplicação do produto na pele inflamada ou com ulcerações pode aumentar a absorção do produto.

O produto deve ser aplicado, preferencialmente, com um aplicador não metálico ou com luvas. Caso seja aplicado com os dedos, recomenda-se a lavagem cuidadosa das mãos, imediatamente após a aplicação. A superfície cutânea a ser tratada não deve ser maior do que 500 cm2. Caso a afecção tenha uma área superior à indicada é conveniente escalonar o tratamento por zonas.

O uso de curativos oclusivos tem demonstrado aumentar a
penetração percutânea do produto. Assim, se esse tipo de curativo for utilizado no tratamento de epitelioma basocelular pode haver um aumento na severidade das reações inflamatórias na pele normal ao redor da inflamação. Nesses casos, uma gaze pode ser utilizada apenas por razões cosméticas e sem ocasionar o aumento das reações. A exposição solar deve ser evitada durante e imediatamente após o tratamento com o creme devido à possibilidade de aumento das reações inflamatórias.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existem relatos de sobredosagem com a aplicação de Efurix creme.

A dose letal (DL 50) para o creme 5% é de 234 mg/kg em ratos e 39 mg/kg em cachorros. Essas doses correspondem a 11,7 e 1,95 mg/kg de 5- fluoruracila, respectivamente.

Composição

Cada g de Efurix creme contém:

Fuoruracila ____________________________________50 mg

Excipientes__________________________________q.s.p. 1

(excipientes: álcool estearílico, vaselina, polissorbato, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno e água).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Manter a bisnaga fechada, conservar em temperatura ambiente (15 a 30C) e proteger da umidade.

Prazo de Validade:
O prazo de validade está indicado na embalagem do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem do medicamento

Interações Medicamentosas

Não há até o momento relato de interações medicamentosas entre a 5-fluoruracila e outras drogas quer seja aumentando ou diminuindo as respectivas ações quando usada topicamente.

Laboratório

Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda.

- SAC: 0800 16 6116 

Dizeres legais:

Resp. Técnica: Edilene A. Campos - CRF-SP nº 17625
M.S. 1.0575.0039.001-1

< Efexor Xr < Efurix creme > Égide >
publicidade