Efavirenz



Indicação

Para que serve?

O Efavirenz é indicado para o tratamento da AIDS, e se tomado em combinação com outros antirretrovirais, reduz a quantidade de vírus no sangue.

Posologia

Como usar?

A dose usual é de 2 comprimidos de 6 em 6 horas enquanto persistirem os sintomas, ou conforme indicação médica. Não se devem ingerir mais de 8 comprimidos em 24 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Efavirenz incluem: erupções cutâneas, náuseas, tontura, cefaleia, fadiga, convulsão, prurido, dor de estômago e visão turva e sintomas neurológicos, que incluem tontura, insônia, sonolência, dificuldade de concentração e padrão anormal de sonhos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Efavirenz é contraindicado em pessoas alérgicas ao Efavirenz ou a qualquer outro componente do medicamento, menores de 3 anos ou com peso inferior a 13 kg, mulheres grávidas e pessoas com doença hepática.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Efavirenz é um inibidor da transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos, bloqueando assim a multiplicação dos vírus.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Efavirenz deve-se falar com o médico caso se tenha outras condições médicas, como doença do fígado, alergias, convulsões, doenças mentais ou abuso de álcool ou de outras substâncias, ou se encontre a tomar outros medicamentos, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.

O Efavirenz não cura a infecção pelo HIV. As pessoas que estejam a ser tratados com Efavirenz continuam a correr o risco de transmitir o vírus do HIV para outras pessoas e de contrair infecções oportunistas ou outras complicações que ocorrem devido à infecção pelo HIV.

Durante o tratamento com Efavirenz deve ser feita uma monitoração regular do colesterol.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem com Efavirenz podem ocorrer sintomas como dor de estômago, vômitos, aumento da frequência urinária, ansiedade, nervosismo, inquietação, excitamento, agitação, tensão muscular, confusão e convulsão.

Composição

Cada comprimido de Efavirenz contém:

Efavirenz _____________________________________600 mg Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido (Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, hidroxipropilcelulose, lauril sulfato de sódio, lactose spray-dried, estearato de magnésio e água purificada).

O que fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Efavirenz, a dose esquecida deve ser tomada logo que for possível, mas nunca duplicando a dose.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: - Telf. 1-888-669-6682

Dizeres Legais:

M.S. n.º 1.1063.0126
Farm. Resp.: Carlos Araújo da Costa

< Ecovist 200 < Efavirenz > Efexor Xr >
publicidade