Dupixent

Dupilumab

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Dupixent é indicado para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em doentes adultos que são candidatos a terapêutica sistémica.

Posologia

Como usar?

O tratamento deve ser iniciado por profissionais de saúde com experiência no diagnóstico e tratamento de dermatite atópica.

A dose recomendada de Dupixent para adultos é uma dose inicial de 600 mg, equivalente a duas injeções de 300 mg, seguida por 300 mg administrados em semanas alternadas sob a forma de injeção subcutânea.

O Dupixent deve ser administrado por injeção subcutânea na coxa ou no abdómen, à exceção da área de 5 cm à volta do umbigo. Se for outra pessoa a administrar a injeção, também pode ser utilizada a região superior do braço.

Para a dose inicial de 600 mg, deve-se administrar duas injeções de 300 mg de Dupixent consecutivamente em locais de injeção diferentes. Recomenda-se que se vá alternando o local de injeção.

O Dupixent não deve ser injetado em pele sensível ao toque, lesionada ou que tenha equimoses ou cicatrizes.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Dupixent são reações no local da injeção, dor de cabeça, secura, vermelhidão e coceira nos olhos e nas pálpebras, infecção dos olhos e feridas nos lábios e na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

O Dupixent não é recomendado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os doentes com infeções helmínticas preexistentes devem ser tratados antes de iniciarem o Dupixent. Se os doentes contraírem a infeção enquanto estão a receber tratamento com Dupixent e não responderem ao tratamento anti-helmintíco, o tratamento com Dupixent deve ser descontinuado até resolução da infeção.

Antes de fazer o tratamento, a pessoa deve informar o médico caso esteja a tomar outro medicamento ou tenha sido vacinado recentemente ou tencione ser vacinado.

Grávidas e mulheres que estejam a amamentar não devem usar este medicamento, a não ser que seja aconselhado pelo médico.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Dupilumab é um anticorpo monoclonal humano recombinante do tipo IgG4 que inibe a sinalização da interleucina-4 e da interleucina-13.

Este remédio inibe a sinalização da IL-4 através do recetor de Tipo I e a sinalização da IL-4 e da IL-13 através do recetor de Tipo II.

A IL-4 e a IL-13 são citocinas essenciais de tipo 2 envolvidas na dermatite atópica que ao serem inibidas, impedem a manifestação da doença.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existe tratamento específico para a superdosagem de Dupixent.

No caso de superdosagem, deve-se monitorizar a pessoa quanto a sinais ou sintomas de reações adversas e instituir imediatamente um tratamento sintomático apropriado.

Composição

Cada seringa pré-cheia de 2 mL utilização única contém:

Dupilumab____________________________________300 mg

Excipientes______________________________________2 mL

(Excipientes: Cloridrato de L-arginina, L-histidina, Polissorbato 80, Acetato de sódio, Ácido acético, Sacarose, Água para preparações injetáveis.)

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

O Dupixent deve ser conservado na geladeira, entre 2ºC e 8ºC.

Se necessário, as seringas pré-cheias podem ser conservadas à temperatura ambiente até 25°C durante um máximo de 14 dias.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

< Duphaston < Dupixent > Durateston 250mg >
publicidade