Duomo HP

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Duomo HP tem na sua composição doxazosina+finasterida e está indicado no tratamento da hiperplasia prostática benigna e dos sintomas relacionados à doença, como dificuldade, interrupção, gotejamento, fluxo urinário fraco, esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária, urgência, e queimação.

Este medicamento é usado para a redução de risco de retenção urinária aguda e redução de riscos de intervenções cirúrgicas, como retirada da próstata.

Posologia

Como usar?

As cápsulas devem ser tomadas inteiras e engolidas com auxílio de líquidos. A dose recomendada é de uma cápsula, uma vez ao dia, em qualquer hora do dia, obedecendo sempre o mesmo horário ao longo do tratamento.

A duração da terapia dependerá do médico e da resposta clínica do paciente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Duomo HP são diarreia, tontura e dor de cabeça.

Embora seja mais raro, pode também ocorrer vertigem, fraqueza, dor abdominal, náusea, prisão de ventre, infecções do trato respiratório, sonolência, falta de ar, pressão baixa, hipotensão postural, ansiedade, poliúria, ginecomastia, impotência e dificuldades de ejaculação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres, crianças e pessoas com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, é contraindicado para menores de 18 anos, para uso por mulheres e em pessoas com hipersensibilidade às quinazolinas ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento contém lactose e por isso deve ser usado com cautela em pessoas intolerantes a este açúcar.

As pessoas que estão a tomar Duomo HP, devem evitar operar máquinas ou dirigir veículos, especialmente no início do tratamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A doxazosina age relaxando os músculos da próstata e do colo da bexiga através do bloqueio seletivo dos receptores alfa-adrenérgicos, diminuindo a resistência ureteral, podendo aliviar a obstrução e os sintomas da HPB dentro de 1 a 2 semanas.

O aumento da próstata na HPB é devido ao efeito da diidrotestosterona, que é uma substância originada da metabolização da testosterona pela enzima 5-alfa-redutase. A finasterida age inibindo a ação desta enzima na próstata, promovendo a redução do volume prostático e alívio dos sintomas obstrutivos urinários. O efeito clínico da finasterida é observado após alguns meses de uso.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose pode ocorrer hipotensão.

Neste caso, deve-se ir imediatemante ao médico.

Composição

Cada cápsula contém:

Mesilato de doxazosina*___________________________ 2 mg

Finasterida______________________________________5 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

* Cada 1,213 mg de mesilato de doxazosina equivale a 1 mg de doxazosina base.

(Excipientes: lactose monoidratada, amidoglicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, docusato de sódio, povidona, croscarmelose sódica, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido férrico e talco).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

M.S.: 1.0043. 1076 | Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258

< Duomo < Duomo HP > Duotrat >
publicidade