DTN-FOL

publicidade

Indicação

Para que serve?

O DTN-FOL é um remédio que está especificamente indicado para a prevenção de distúrbios do tubo neural relacionados a deficiência de ácido fólico, em mulheres que estejam em idade fértil, especialmente as que desejam engravidar.

As mulheres que faziam uso de anticoncepcionais e pararam para programar a gravidez, têm indicação absoluta.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de uma cápsula de DTN-FOL a todas as mulheres em idade fértil, que tenham vida sexual ativa e que desejam engravidar. Especial indicação têm aquelas pacientes que pararam de tomar anticoncepcionais para programar a gestação, aquelas que estão programando a gestação e aquelas que fazem tratamento para engravidar

Para uma melhor ação, a ingestão diária de DTN-FOL deve ser iniciada com 3 meses de antecedência da fecundação. Na prevenção de distúrbios do tubo neural, o consenso mundial recomenda que se administre no mínimo 400 microgramas de ácido fólico diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. A medicação deve ser prolongada pelo menos durante o primeiro trimestre da gestação.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas são raras e estão relacionadas a doses mais elevadas.

No entanto em casos raros podem ocorrer alguns efeitos colaterais, como náuseas, excesso de gases intestinais, cólicas e diarreia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O DTN-FOL não deve ser usado em pessoas com história prévia de sensibilidade ao ácido fólico ou aos restantes componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento é recomendado para mulheres em idade fértil, nas doses indicadas. Para administração em outras faixas etárias e pacientes idosos, recomenda-se procurar orientação médica e para ser usado durante a gravidez, deve ser feito sob acompanhamento médico.

O ácido fólico não é a terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O DTN-FOL contém ácido fólico e vitamina B12 na sua composição, repondo estas vitaminas e prevenindo doenças, como anemia e prevenindo também defeitos no tubo neural do bebê, se tomado durante a gravidez.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, deve-se ir ao médico.

Composição

Cada cápsula contém:

Ácido fólico __________________________________ 400 mcg

Acetato de dextroalfatocoferol (vitamina E)____________10 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: óleo de soja, óleo vegetal hidrogenadol, cera branca de abelha, lecitina de soja, butilhidroxitolueno, amarelo crepúsculo, vermelho de ponceau, dióxido de titânio, gelatina, glicerol, metilparabeno, propilparabeno e água purificada).

Laboratório

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 724 6522

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0974.0200 | Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior - CRF-SP nº 5143

< Drenol < DTN-FOL > Dulcolax >
publicidade