Doralgina gotas ou drágeas



Indicação

Para que serve?

Doralgina gotas ou Doralgina drágeas é um medicamento analgésico usado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça. Além disso, tem ação antiespasmódico para tratamento de dor tipo cólica abdominal.

Outro medicamento semelhante é o Sedalgina.

Posologia

Como usar?

Doralgina gotas:

No caso de não haver indicação do médico, a dosagem deve ser calculada de acordo com a idade e respectivo peso, como na tabela abaixo.

PesoMédia de IdadeDose RecomendadaRecomendação máxima
9 a 15 Kg1 a 3 anos8 a 14 gotasAté 4 vezes por dia
16 a 21 Kg4 a 6 anos15 a 18 gotas
22 a 28 Kg7 a 9 anos20 a 27 gotas
29 a 40 Kg10 a 12 anos29 a 36 gotas
40 a 50 Kg13 a 14 anos38 a 45 gotas

Após 15 anos de idade pode-se tomar 30 a 60 gotas numa dose única, podendo no máximo tomar por dia 240 gotas (4 x 60 gotas).

Doralgina drágeas:

Tomar 1 a 2 unidades, com água, a cada 6 horas sem partir, abrir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A Doralgina em gotas ou drágeas pode ter efeitos colaterais como urticária, inchaço dos lábios ou garganta. Pode provocar náusea, vermelhidão, suor e dor de cabeça que em geral desaparece com redução da dose.

Outras reações que podem ocorrer raramente são alergia acompanhada com redução da pressão arterial, alteração do resultado do exame de sangue, redução da temperatura corporal, aumento dos batimentos do coração, irritabilidade ou pequenos sangramentos na pele boca, nariz, olhos, região genital e ânus.

Pode ocorrer alteração na cor da urina, ficando avermelhada sem que haja problema de saúde.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não se deve tomar Doralgina durante a amamentação ou gravidez, especialmente nos primeiros 3 meses ou últimas 6 semanas de gestação, a não ser que seja indicado pelo médico. Doralgina gotas não deve ser tomado por crianças com menos de 1 ano e Doralgina drágeas não deve ser tomado em crianças com menos de 12 anos. Caso tenha alergia a qualquer componente da fórmula não deve tomar Doralgina.

Em casos de pressão alta, alterações dos valores do exame de sangue ou doenças como porfiria ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, não deve tomar Doralgina.

Farmacocinética

Como funciona?

Doralgina gotas contém na sua fórmula cloridrato de isometepteno, enquanto Doralgia drágeas tem na sua composição mucato de isometepteno. Ambos os remédios têm dipirona e cafeína. O cloridrato de isometepteno ou o mucato de isometepteno atuam na redução do diâmetro dos vasos sanguíneos cerebrais, contribuindo para a redução da dor e aumentando o efeito analgésico e antiespamódico do remédio. A dipirona tem efeito analgésico, reduzindo a dor. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso e atua diminuindo o diâmetro dos vasos sanguíneos do cérebro, o que tem efeito no tratamento de dores de cabeça, principalmente enxaquecas.

O início da ação da Doralgina acontece 15 a 30 minutos depois da toma e permanece por 4 a 6 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não deve tomar Doralgina gotas ou drágeas à noite se for extremamente sensível à cafeína, pois pode prejudicar o sono.

Caso tenha asma brônquica, infecções respiratórias crônicas ou for alérgico a analgésicos ou anti-inflamatórios,só deve tomar Doralgina sob orientação do médico.​ Caso tenha aumento do batimento do coração, deve consultar o seu médico porque pode ser necessário reduzir a dosagem do remédio.

Os doentes com diabetes devem ter cuidado ao tomar Doralgina drágeas, pois ela contém açúcar.

Não deve tomar Doralgina junto com bebidas alcoólicas, nem com medicamentos que contenham clorpromazina ou ciclosporina. A cafeína pode reduzir a ação dos remédios usados para tratar ansiedade. Pode ainda ocorrer aumento da pressão arterial quando usado com alguns medicamentos para tratar depressão.

Os idosos devem tomar doses menores de Doralgina para evitar problemas de sono. Se tiver problemas de rins ou no fígado não deve tomar este remédio em doses altas ou por muito tempo.

Doralgina gotas ou drágeas corta efeito do anticoncepcional?

Doralgina gotas ou drágeas não apresenta interação com anticoncepcional e, por isso, não deve reduzir o seu efeito. No entanto, deve consultar o ginecologista antes de usar este medicamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Caso tome Doralgina gotas ou drágeas em dose superior à indicada pelo médico no mesmo dia, deve ir imediatamente ao hospital ou pronto-socorro para prevenir efeitos colaterais graves.

Composição

Doralgina gotas

Cada mL da solução oral contém:

Cloridrato de isometepteno______________________ 50 mg

Dipirona____________________________________ 300 mg

Cafeína______________________________________ 30 mg

Veículo _____________________________________ 1,0 mL

(Veículo: ciclamato de sódio, edetato dissódico, metabissulfito de sódio, benzoato de sódio, essência de menta, sorbitol, sacarina sódica e água).

Doralgina drágeas

Cada drágea contém:

Mucato de isometepteno________________________ 30 mg

Dipirona monoidratada_________________________ 300 mg

Cafeína_______________________________________ 30mg

Excipientes ________________________________ 1 drágea

(Excipientes: amido, metabissulfito de sódio, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, povidona, estearato de magnésio, goma laca, talco, sacarose, goma arábica, gelatina, corante sicovit marrom, carbonato de cálcio, dióxido de titânio, macrogol, cera de abelha e cera de carnaúba).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Doralgina gotas ou drágeas deve ser guardado dentro da caixa original, em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Doralgina gotas

Doralgina M.S. no 1.5584.0380 | Farm. Resp: Marco Aurélio Limirio G. Filho

Doralgina drágeas

Doralgina M.S. no 1.5584.0380 | Farm. Resp: Roberta Costa e Sousa Rezende

< Dopamina injetável < Doralgina gotas ou drágeas > Doran Gotas >
publicidade