Domperidona

Bula do remédio genérico Domperidona. Classe terapêutica dos Antieméticos e Gastrocinéticos. Princípios Ativos Domperidona.

Indicação

Para que serve?

Domperidona é indicada para o tratamento de problemas no estômago e de digestão, como esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite, em adultos e crianças.

Além disso, também é indicada para o tratamento de Náuseas e vômitos.

Farmacocinética

Como funciona?

A domperidona é um composto que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de forma a que este não fique parado por muito tempo no mesmo local, o que evita assim o refluxo.

Posologia

Como usar?

Adultos:

  • Geralmente, a dose recomendada é de 10 mg ou 10 ml da suspensão tomados 3 vezes por dia, 15 a 30 minutos antes das refeições. Se necessário, podem também ser tomados mais 10 mg ao deitar.

Crianças

  • Geralmente, a dose recomendada é de 2,5 ml de suspensão pode cada 10 kg de peso, administrados 3 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições. Se necessário, podem também ser tomados mais 2,4 mg por cada 1 kg de peso ao deitar.
publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Domperidona podem incluir cólicas leves, movimentos irregulares dos olhos, postura alterada, torção do pescoço, tremor e rigidez nos músculos, aumento das mamas ou secreção de leite.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Domperidona está contraindicado para pacientes com prolactinoma, em tratamento com cetoconazol e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Domperidona, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender dar o remédio a crianças com menos de 1 ano de idade, tiver doenças no fígado ou rins, intolerância ao sorbitol ou intolerância hereditária à frutose ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Domperidona​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Domperidona​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Domperidona suspensão oral por cada 1 ml de suspensão oral contém:

Domperidona ___________________________________ 1 mg

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículos: celulose microcristalina e carmelose sódica, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, goma xantana, metilparabeno, polissorbato 60, propilparabeno, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sorbitol, água deionizada).

Interações Medicamentosas

Domperidona não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos que retardem a atividade do estômago e do intestino, medicamentos para a acidez estomacal, antifúngico a base de cetoconazol, medicamentos azóis como miconazol e fluconazol, antibióticos macrolídeos como eritromicina, claritromicina ou troleandomicina, drogas anti-AIDS ou juntamente com o antidepressivo nefazodona.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

A Domperidona também pode ser conhecida comercialmente como Motilium e outros remédios para o tratamento de problemas no estômago e de digestão podem ser Ranitidina ou Metoclopramida.

Dizeres Legais

MS - 1.0181.0517
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa

publicidade
< Dogmatil 50 mg < Domperidona > Domperix >