Dexametasona



Indicação

Para que serve?

Dexametasona em comprimidos ou elixir é indicado para o tratamento de alergias e inflamações e para o tratamento de sintomas de vários tipos de doenças, como problemas reumáticos e artríticos, de pele, nos olhos, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais, em adultos e crianças.

Além disso, Dexametasona é indicada para o tratamento de qualquer doenças que responda ao tratamento com corticoides.

Farmacocinética

Como funciona?

A Dexametasona é um corticoide sintético, que apresenta um potente efeito anti-inflamatório, anti-reumático e anti-alérgico.

Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico é leve.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Dexametasona em comprimidos ou elixir pode variar entre os 0,75 mg a 15 mg por dia e esta deve ser indicada pelo médico, pois depende da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Dexametasona podem incluir retenção de líquidos, aumento de peso, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, aumento da necessidade de medicamentos para controlar a diabetes, osteoporose, aumento do apetite, menstruação irregular, dificuldade em cicatrizar feridas, problemas ou doenças na pele, inchaço nos lábios ou língua, convulsões, problemas psicológicos como alterações de humor ou dificuldade de julgamento, aumento da sensibilidade para contrair infecções, fraqueza nos músculos e úlcera gastrintestinal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Dexametasona está contraindicada para pacientes com infecções causadas por fungos, pacientes que necessitem de tomar vacinas de vírus vivo durante o tratamento e para pacientes com histórico de sensibilidade a sulfitos ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Dexametasona, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos ou menos de 18, tiver tuberculose ou se tiver suspeitas de ter a doença, tiver insuficiência cardíaca, níveis elevados de açúcar no sangue ou diabetes, pressão alta, úlceras no estômago ou outros problemas digestivos, tiver histórico de sarampo ou de catapora ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Dexametasona deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar problemas psicológicos como alterações de humor ou dificuldade de julgamento.

O tratamento com Dexametasona​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Dexametasona​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Dexametasona, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Dexametasona nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Composição

Dexametasona comprimidos por cada comprimido contém:

Dexametasona ________________________________ 0,5 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Celulose microcristalina, lactose, e estearato de magnésio).

Dexametasona elixir por cada 1 ml de solução contém:

Dexametasona ________________________________ 0,1 mg

Veículos ________________________________________ 1 ml

(Veículos: álcool etílico, sacarina sódica, ácido benzoico, glicerol, corante vermelho ponceaux, aroma de cereja e água de osmose reversa).

Interações Medicamentosas

Dexametasona não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como talidomida, ácido acetilsalicílico, antiepilépticos ou medicamentos que agem no sistema nervoso, antibióticos, antifúngicos, inibidores de protease do HIV, anticoagulantes ou anti-hipertensivos ou diuréticos.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

A Dexametasona também pode ser conhecida comercialmente como Dexazona e outros medicamentos corticoides podem ser a Predsim ou Trok-G.

Dizeres Legais:

Dexametasona Comprimidos: MS: 1.0577.0067.001-0 | Farm. Resp.: Dra. Elaine C. M. Pessôa

Dexametasona Elixir: MS: 1.0370.0284 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

< Dexalgen < Dexametasona > Dexametonal >
publicidade