Desonida

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

A desonida creme é indicada como antiinflamatório e antipruriginoso tópico nas dermatoses sensíveis aos corticosteróides.

Este medicamento destina-se ao tratamento de lesões agudas exsudativas e/ou situadas em áreas úmidas.

Posologia

Como usar?

Este creme deve ser aplicado em camada fina sobre a área afetada, até que se verifique melhora dos sinais e sintomas. Depois, deve-se diminuir o número de aplicações.

Em adultos, a dose recomendada é de uma a três vezes ao dia e em crianças a dose recomendada é de uma vez ao dia.

Se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção é suficiente para tratar o problema. No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a área afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico.

A interrupção do tratamento deve ser gradual.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais frequentemente encontrados são as atrofias cutâneas, estrias, vesinhos, hipopigmentação, hipertricose e púrpura senil.

A Desonida creme pode também agravar ou mascarar quadros infecto-parasitários, retardar a cicatrização de úlceras e ferimentos da pele e ocasionalmente, podem provocar dermatites de contato.

Os efeitos sistêmicos, tais como Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria podem ocorrer devido à absorção em grandes quantidades de corticosteróide e/ou uso prolongado, e geralmente quando usados em curativos oclusivos. As crianças e os hepatopatas são mais suscetíveis. O risco de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal aumenta com a potência do preparado, assim como a superfície de aplicação e com a duração do tratamento. A função adrenal volta a normalidade com a suspensão do tratamento.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento é contraindicado a pessoas com antecedentes de hipersensibilidade à desonida, em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais, como herpes, vacínia ou varicela.

Não deve ser utilizado nos olhos ou nas áreas próximas a eles.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Se houver desenvolvimento de irritação local, o uso de desonida creme deve ser gradualmente descontinuado e na presença de infecção, um agente adequado antimicótico ou antibacteriano deve ser usado. Se não houver resposta favorável, desonida creme deverá ser descontinuada até que a infecção tenha sido controlada apropriadamente.

Foram relatados casos de supressão adrenal e retardamento do crescimento em crianças, produzidos pela absorção sistêmica de corticosteróides tópicos. Deve-se ter especial cuidado sobretudo quando são tratadas áreas extensas ou utilizados curativos oclusivos.

As concentrações de glicose no sangue e na urina podem aumentar devido a atividade hiperglicêmica intrínseca dos corticosteróides.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica e não se deve aplicar o medicamento nos seios pouco antes de amamentar.

Nova Linha

A desonida é um corticosteroide que age através da difusão pelas membranas celulares e formação de complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Estes complexos penetram no núcleo celular, unem-se ao DNA e estimulam a transcrição do RNA mensageiro e posteriormente, a síntese de várias enzimas que, acredita-se, serem as responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios dos corticosteroides de aplicação tópica.

Estes efeitos anti-inflamatórios incluem a inibição de processos iniciais como edema, deposição de fibrina, dilatação capilar, movimento de fagócitos para a área inflamada e atividade fagocitária.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdosagem, não existe um antídoto específico disponível para a intoxicação tópica crônica.

O tratamento é sintomático, de suporte e consiste na descontinuação da terapia com corticosteróide tópico.

Composição

Cada grama de desonida creme contém:

Desonida______________________________________0,5 mg

Excipientes__________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: base autoemulsionante, metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, iso-butilparabeno, fenoxietanol, edetato dissódico diidratado, acetato de racealfatocoferol, propilenoglicol, água deionizada, lactose e proteína do leite, ácido cítrico e hidróxido de sódio).

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-7016900 

Dizeres legais:

MS - 1.1213. 0388 | Farmacêutico Responsável: Alberto Jorge Garcia Guimarães | CRF-SP nº 12.449

< Desobesi-M < Desonida > Destilbenol 1 mg >
publicidade