Dalyne

Drospirenona



Indicação

Para que serve?

Indicado para evitar a gravidez, podendo também ser usado na melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como inchaço abdominal ou ganho de peso.

Em alguns casos pode ainda ser indicado para melhora da acne e redução do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Posologia

Como usar?

Iniciar tratamento no primeiro dia da menstruação, ou seja, tomar o comprimido indicado com o dia da semana que corresponde ao primeiro dia de sangramento. Por exemplo, se a menstruação começar na sexta-feira, tomar o comprimido indicado para “sexta-feira” na parte de trás da cartela, seguindo a ordem dos dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, dores abdominais, dor de cabeça, depressão, dor e hipersensibilidade nas mamas, alterações de humor e trombose.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em crianças, na gravidez ou durante amamentação, nem em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

No caso de existir histórico de problemas circulatórios como trombose, derrame cerebral, sinais de infarto, enxaqueca ou câncer que se possa desenvolver sob efeito dos hormônios sexuais, como câncer de mama ou útero, não se deve tomar este medicamento.

Também é contraindicado nos casos de diabetes com lesão de vasos sanguíneos, história atual ou anterior de inflamação do pâncreas, icterícia ou doença grave do fígado, insuficiência renal grave ou insuficiência renal aguda, presença ou antecedente de tumor no fígado ou presença de sangramento vaginal sem explicação.

Farmacocinética

Como funciona?

Dalyne contém na sua fórmula combinação de dois hormônios femininos, a drospirenona e o etinilestradiol, que atuam no organismo, impedindo que ocorra ovulação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O risco de ocorrência de trombose é aumentado com uso de anticoncepcionais orais, principalmente em mulheres fumantes. Assim, durante o uso de contraceptivos orais, é recomendado parar de fumar, especialmente em idade superior a 35 anos.

Caso surjam possíveis sintomas indicativos de trombose, infarto do miocárdio ou derrame cerebral tais como tosse de origem desconhecida, dor intensa no peito que irradia para o braço esquerdo, falta de ar, enxaqueca, perda parcial ou completa da visão ou visão dupla, mudança repentina dos sentidos, tontura ou desmaio, dor intensa no abdome e inchaço ou dor intensa nas pernas, deve-se parar de tomar o remédio e consultar imediatamente o médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão de dose superior à indicada, podem ocorrer enjoos, vômitos ou sangramento vaginal, devendo-se consultar imediatamente o médico.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Drospirenona ______________________________3,000 mg

Etinilestradiol ______________________________0,030 mg

Excipiente ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, lactose monoidratada, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, óxido de ferro amarelo, talco, dióxido de titânio e água purificada).

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Dizeres legais:

Dalyne MS: nº 1.3569.0642 | Farm.Resp.: Dr. Adriano Pinheiro Coelho

< Dalsy < Dalyne > Damater >
publicidade