Dacarbazina

Atualizado em: Março 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

A dacarbazina é indicada no tratamento de melanoma maligno metastático.

Além disso, a dacarbazina é indicada na doença de Hodgkin como uma terapia de segunda linha, quando em combinação com outros agentes eficazes.

Posologia

Como usar?

Melanoma maligno

A dosagem recomendada é de 2 a 4,5 mg/kg/dia IV por 10 dias. O tratamento pode ser repetido em intervalos de 4 semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é de 250 mg/m2 dia IV por 5 dias. O tratamento pode ser repetido a cada 3 semanas.

Doença de Hodgkin

A dosagem recomendada de dacarbazina no tratamento da Doença de Hodgkin é 150 mg/m2 por 5 dias, em combinação com outros medicamentos eficazes. O tratamento pode ser repetido a cada 4 semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é de 375 mg/m2 , em combinação com outras doses eficazes, nos dias 1 e 15 do curso de tratamento. O tratamento deve ser 6 repetido a cada 4 semanas, contando a partir do dia 1 de tratamento.

A dosagem recomendada de dacarbazina no tratamento da Doença de Hodgkin em crianças é de 375 mg/m2 , em combinação com outras doses eficazes, nos dias 1 e 15 do curso de tratamento. O tratamento deve ser repetido a cada 4 semanas, contando a partir do dia 1 de tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações tóxicas mais frequentemente observadas são sintomas de anorexia, náusea e vômito.

Com menos frequência, pode também ocorrer anemia, leucopenia, trombocitopenia, febre com calafrios, dores musculares, queda de cabelo e sensibilidade ao sol.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dacarbazina ou aos demais componentes da formulação.

Além disso, este medicamento não deve ser usado em menores de 2 anos de idade nem por mulheres grávidas sem orientação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A depressão hematopoiética é a toxicidade mais comum com dacarbazina que em casos muitograves, pode levar à morte.

A dacarbazina pode influenciar a habilidade de dirigir e operar máquinas devido a seus efeitos sobre o sistema nervoso central e por seu potencial de causar náuseas e vômitos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar sob refrigeração entre 2 e 8 graus. Proteger da luz. Após reconstituição com água para injeção, o produto se mantém estável durante 8 horas, se armazenado em temperatura ambiente e durante 36 horas se armazenado sob refrigeração.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdose de dacarbazina caracteriza-se por sintomas semelhantes aos eventos adversos causados por este medicamento, porém de intensidade mais grave: reações alérgicas, depressão da medula óssea, náuseas e vômitos, diarreia, anorexia, alopecia, rubor facial, parestesias cutâneas. O tratamento da superdose deve ser feito com terapia de suporte e monitorização da contagem das células sanguíneas. O tempo para ocorrência das contagens mais baixas de leucócitos e plaquetas é de 4 semanas.

Laboratório

Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda.

Dizeres legais:

M.S.: 1.0646.0184 Farm. Resp.: Geisa Acetto Cavalari – CRF-SP No 33.509

< Cytotec < Dacarbazina > Dafalgan >
publicidade