Cylocort

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Cylocort é indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por microrganismos susceptíveis e quando for necessária a ação antiinflamatória da dexametasona.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 1 ou 2 gotas a cada quatro horas por um período aproximado de 7 dias. Durante as primeiras 24 a 48 horas, a posologia pode ser aumentada para 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, de acordo com o critério médico.

As gotas devem ser aplicadas no saco conjuntival, evitando tocar na ponta do frasco.

Este colírio destina-se exclusivamente ao uso tópico nos olhos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Cylocort são ardência ou desconforto local, formação de crostas na margem da pálpebra, sensação de corpo estranho, coceira, hiperemia conjuntival e mau gosto na boca após a instilação.

Embora seja muito raro, pode também ocorrer o aparecimento de manchas na córnea, ceratite, reações alérgicas, edema de pálpebra, lacrimejamento, fotofobia, infiltrado corneano, náusea e diminuição na acuidade visual.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este colírio não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros derivados quinolônicos.

Além disso, também é contraindicado em casos de infecção por herpes simples, vaccínia, varicela e outras doenças virais da córnea e conjuntiva, afecções micóticas e tuberculose das estruturas oculares, glaucoma e doenças com adelgaçamento da córnea e esclera.

Este medicamento não deve ser utilizado por crianças ou mulheres grávidas ou a amamentar sem orientação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso prolongado do ciprofloxacino pode ocasionalmente favorecer a infecção por microorganismos não sensíveis, inclusive fungos e o uso prolongado de dexametasona pode resultar em catarata, aumento da pressão intra-ocular em pessoas sensíveis e infecções secundárias.

Em tratamentos prolongados é aconselhável o controle frequente da pressão intra-ocular. O uso do produto deve ser interrompido ao primeiro sinal de qualquer reação de hipersensibilidade.

Em pacientes recebendo terapia sistêmica com quinolonas, foram relatadas reações de hipersensibilidade sérias e ocasionalmente fatais, algumas após a primeira dose.

Pode ocorrer contaminação da solução se a ponta do gotejador tocar qualquer superfície. O uso do mesmo frasco por mais de uma pessoa pode contribuir para a propagação da infecção.

O cloreto de benzalcônio, conservante utilizado na formulação do produto, pode ser absorvido por lentes de contato gelatinosas. Portanto, o produto não deve ser administrado quando essas lentes estiverem sendo utilizadas. As lentes devem ser removidas antes da aplicação das gotas e só devem ser recolocadas 15 minutos depois.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, deve-se beber bastante líquido para diluir, ou procurar orientação médica.

Composição

Cada mL de Cylocort colírio contém:

Cloridrato de ciprofloxacino________________________3,5 mg

Dexametasona___________________________________1 mg

Veículo____________________________________q.s.p. 1 mL

(Veículo: ácido bórico, polissorbato, edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, povidona, água purificada estéril).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Após a abertura do frasco o produto deve ser utilizado no prazo máximo de 30 dias.

Laboratório

Genom - União Química Farmacêutica Nacional

- SAC: 0800 11 1559

Dizeres legais:

Registro MS - 1.0497.1307 | Farm. Resp.: Ishii Massayuki CRF-SP no 4863 | SAC 0800 11 1559

< Cycrin < Cylocort > Cymbalta >
publicidade