Contractubex

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Contractubex está indicado para o tratamento de cicatrizes com o objetivo de melhorar a qualidade da cicatrização e prevenir o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e queloídes.

Posologia

Como usar?

O Contratubex deve ser utilizado unicamente por via tópica. O produto deve ser aplicado com massagem moderada sobre a pele ou tecido escarificado até completa absorção do gel. Nos casos de cicatrizes antigas ou endurecidas o produto pode ser aplicado utilizando-se uma gaze de proteção durante a noite.

A dose recomendada é de uma aplicação no local, 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica. No caso de tratamento de cicatrizes recentes deve-se evitar qualquer irritação na pele, por exemplo, frio extremo, luz ultravioleta ou massagens fortes.

Em cicatrizes recentes, deve-se iniciar a utilização de Contractubex, 7 a 10 dias após a retirada dos pontos cirúrgicos, ou conforme orientação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer com a aplicação deste gel são coceira, eritema, vasinhos ou atrofia da cicatriz.

Embora seja mais raro, pode também ocorrer hiperpigmentação e atrofia da pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este gel não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante o tratamento de cicatrizes recentes deve-se evitar irritações locais, tais como exposições ao frio intenso, luz ultravioleta ou massagens muito fortes.

O Contractubex contém metilparabeno, que pode causar reações alérgicas e contém ácido sórbico, que pode causar reações na pele como, por exemplo, dermatites de contato.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Cepalin atua como antibacteriano e antiinflamatório, inibindo os mediadores da inflamação e possui também um efeito antialérgico. Este ativo inibe o crescimento de fibroblastos de diversas origens, em particular, os fibroblastos queloidais, além de ter efeito inibidor da mitose por diminuir a formação de constituintes da matrix extracelular pelos fibroblastos. Essas propriedades estimulam a reparação tecidual além de conter a formação de cicatrizes não fisiológica.

A heparina possui propriedades antiinflamatórias, antialérgicas, antiproliferativas e promove a hidratação do tecido endurecido e favorece a capacidade de umidificação efetuando, portanto, um relaxamento das cicatrizes.

A alantoína tem propriedades cicatrizantes, queratoliticas, hidratantes, epitelizantes e antiirritantes. Além disso, a alantoína possui um efeito suavizante que diminui a coceira, normalmente associado a formação de cicatrizes.

Composição

Cada g do gel contém:

Cepalin®___________________________________100,00 mg

Alantoína____________________________________10,00 mg

Heparina sódica (50 UI)_________________________0,40 mg

Excipientes__________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: ácido sórbico, metilparabeno, goma xantana, macrogol, óleo perfumado, água purificada).

Laboratório

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 724 6522

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0974.0132 | Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior - CRF-SP nº 5143

< Condroflex < Contractubex > Copaxone >
publicidade