Como tomar o anticoncepcional corretamente



Para garantir o efeito da pilula anticoncepcional é importante tomar 1 comprimido todos os dias, sempre no mesmo horário, até ao final da cartela. Um dia de esquecimento ou um atraso de mais de 3 horas é o suficiente para que a eficácia do anticoncepcional fique prejudicada. A  pilula é composta por hormônios em baixas doses e alterações nos seus valores no organismo pode levar a mudanças no ciclo mentrual e a gravidez indesejada.

Existem vários tipos de pílulas que variam de acordo com a composição, tempo de pausa, existência de menstruação ou não e de período de toma. A mais comum dura 21 dias, mas existem também pílulas de 24 e 28 dias, devendo a escolha ser feita pelo ginecologista de acordo com as caracteristicas da mulher.

Tomar o anticoncepcional pela primeira vez

O anticoncepcional deve ser iniciado com a toma do 1º comprimido da cartela e no 1º dia de menstruação. Depois, deve-se continuar a tomar a 1 comprimido por dia no mesmo horário até ao fim da cartela, de acordo com as orientações da bula que acompanha o medicamento. 

Nos anticoncepcionais de 21 dias, deve-se fazer uma pausa de 7 dias no final de cada cartela e iniciar novamente apenas no 8º dia, mesmo que a menstruação ainda não tenha acabado ou tenha terminado mais cedo.

Já nas pilulas de 24 dias, a pausa é de 4 dias, enquanto que nas pilulas de 28 dias não há período de pausa.

Qual o melhor horário para tomar a pílula?

Pode-se tomar a pilula anticoncepcional a qualquer hora do dia, no entanto o horário escolhido deve ser sempre respeitado para que não exista risco de diminuir o seu efeito. Existem algumas dicas importantes para não esquecer a toma do comprimido como:

  • Colocar um alarme diário no celular;
  • Andar com uma cartela da pilula sempre na bolsa ou ter no local de trabalho;
  • Guardar a pílula num local visível e de fácil acesso;
  • Associar a toma da pílula com um momento do dia de forma a criar uma rotina, como por exemplo, antes de ir para a cama, antes de escovar os dentes ou depois de jantar, por exemplo.

Apenas não é aconselhado tomar o comprimido em jejum, pois pode causar mau estar no estômago, e deve-se ingerir sempre com um pouco de água.

O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional?

Em caso de esquecimento, deve-se ler a bula do medicamento e seguir suas orientações, pois varia de pílula para pílula. Porém, existem algumas indicações importantes, como:

 Esquecimento até 3 horasEsquecimento com mais de 12 horas

Anticoncepcional de 28 dias
 


Tomar logo que lembrar e usar camisinha nos 2 dias seguintes.

Tomar logo que lembrar e usar camisinha durante uma semana.
 Esquecimento até 12 horasEsquecimento com mais de 12 horas

Anticoncepcional de 21 ou 24 dias

Tomar assim que lembrar. O uso de outro método contraceptivo não é necessário.
  • 1ª semana: Tomar comprimido em falta logo que lembrar e o outro deve ser tomado no horário habitual. É recomendado o uso de camisinha durante uma semana.

  • 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 pílulas juntas ou em horas muito próximas. Não é preciso utilizar camisinha.

  • 3ª semana: Tomar a pílula logo que lembrar. Deve-se seguir a ordem da cartela normalmente, sem fazer a pausa de 4 ou 7 dias recomendada. Iniciar a nova cartela no fim de terminar a anterior, podendo não haver menstruação.

No caso de existir contato íntimo após ou durante 2 ou mais dias de esquecimento, sem uso de outro método contraceptivo, pode ser necessário fazer uso de anticoncepcional de emergência conhecido como pílula do dia seguinte.

publicidade