6 dicas para melhorar o efeito dos remédios que baixam a febre



Os remédios para a febre, como o Paracetamol, a Aspirina ou o Acetominofeno, ajudam a diminuir o desconforto provocado pelo aumento da temperatura corporal em casos de gripes e resfriados, mas também de infecções mais graves, como amigdalite ou pneumonia, por exemplo.

Geralmente, o efeito destes medicamentos dura entre 6 a 8 horas, mas pode ser melhorado com algumas atitudes simples como:

1. Tomar o remédio sempre no mesmo intervalo

A maior parte dos medicamentos para febre deve ser tomada de 8/8 ou de 6/6 horas e, respeitar esse horário, evitando tomar 1 ou 2 horas depois, é muito importante para garantir um bom efeito.

Isto acontece porque a quantidade da substância disponível no organismo se consegue manter constante, evitando momentos em que é muito baixa, impedindo que febre volte facilmente.

2. Usar pouca roupa durante o tratamento

O principal efeito dos remédios para a febre é baixar a temperatura corporal, por isso, se se utilizar muita roupa, esse efeito pode ser prejudicado, uma vez que o excesso de roupa ajuda a manter o calor no corpo.

Assim, o ideal é que se utilize a roupa adequada para a estação do ano em que se está, utilizando roupa mais fresca em casa, desde que não se sinta muito frio. Outra dica também é dormir com menos roupa de cama, evitando cobertores muito grossos, por exemplo.

3. Tomar banhos de água morna

Preferir tomar banho com a água ligeiramente mais fria que o habitual ajuda a diminuir a temperatura corporal, facilitando o efeito dos remédios para a febre e garantindo um maior bem estar.

Outra opção é colocar um pano molhado em água fria sobre a testa, no entanto, é importante ir trocando a água assim que começar esquentando, para manter a temperatura sempre baixa.

4. Ficar de repouso em casa e num local fresco

Em períodos de febre, o corpo precisa gastar mais energia do que o normal, para manter a temperatura corporal mais elevada e eliminar mais rapidamente os vírus e bactérias que estão causando essa alteração.

Assim, descansar deve ser uma prioridade para quem está com febre, uma vez que permite guardar mais energia para combater a doença e, assim, diminuir a necessidade do corpo produzir febre por mais dias. Idealmente, deve-se preferir um local fresco, para permitir que a temperatura corporal diminua mais facilmente.

5. Beber mais água

Além disso, não esquecer de beber água, ou chá, também ajuda a evitar a desidratação provocada pela febre e a fortalecer o sistema imune.

6. Comer uma sopa em todas as refeições

A sopa é um prato muito rico em água e nutrientes que ajuda a manter o corpo bem nutrido e forte para combater a causa que está na origem da febre. No entanto, deve-se preferir a sopa fria, uma vez que, se estiver quente, pode ainda piorar a febre por aumentar a temperatura do corpo.

publicidade