6 dicas para melhorar o efeito dos remédios para ansiedade



Os remédios ansiolíticos têm como principal ação diminuir o estresse e a ansiedade, ajudando a melhorar os sintomas associados como aperto no peito, tremores, presença de pensamentos negativos ou medo.

No entanto, a utilização constante destes medicamentos pode ter um efeito viciante, fazendo com que sua ação vá diminuindo ao longo do tempo e seja necessária uma maior quantidade comprimidos. Para evitar que isso aconteça, e garantir o melhor efeito, existem algumas dicas simples que devem ser feitas durante o tratamento, como:

1. Tomar os comprimidos sempre na mesma hora

A maioria dos ansiolíticos funciona por aumentar a produção de hormônios que melhoram o bem-estar durante algumas horas, reduzindo as crises de ansiedade.

Dessa forma, nos casos em que o médico recomenda tomar um comprimido por dia, pode ser benéfico tomar o comprimido sempre no mesmo horário. Assim, em vez de causar picos de produção de hormônios, os medicamentos permitem que os níveis de hormônios se manenham altos constantemente, evitando novas crises de ansiedade. ao longo do tempo.

2. Praticar exercício 3 vezes por semana

Caminhar pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos, participar em aulas de grupo na academia ou fazer musculação, são exemplos de exercício físico que ajudam a controlar a ansiedade. Porém, o exercício físico deve ser praticado regularmente, uma vez que a atividade físca eleva a produção de serotonina, um hormônio que aumenta a sensação de prazer e diminui a ansiedade.

3. Fazer ioga, meditação ou acupuntura

Estas terapias ajudam a controlar a mente e o corpo, através de técnicas de respiração, flexibilidade e meditação que leva ao fortelacimento muscular, controlo de estresse e sensação de bem estar físico e mental.

4. Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável e variada, rica em legumes e frutas com poucas gorduras e açúcar, melhora a sensação de bem estar emocional.

Além disso, comer alimentos ricos em triptofano, como banana ou chocolate, também é uma boa forma para controlar a ansiedade, já que são alimentos que aumentam a produção dos hormônios do bem-estar no organismo.

Já os suplementos vitamínicos com magnésio, vitamina B6, taurina ou glutamina também podem ser uma alternativa para melhorar o aporte de nutrientes e garantir a saúde física e psicolôgica.

5. Fazer consultas regulares no psicólogo

Além dos remédios ansiolíticos indicados pelo psiquiatra, também a ajuda de um psicólogo ou psicanalista deverá ser tida em conta. Estes profissionais ajudam a descobrir quais os medos ou ansiedades, fornecendo e treinando técnicas que ajudam a pessoa a lidar com o estresse e a ter maior controlo emocional. 

6. Ter pensamentos positivos

É importante no tratamento da ansiedade controlar os maus pensamentos e, para isso, deve-se ter uma atitude positiva perante a vida. Pensar nas coisas boas, dar mais importância ao presente e esquecer o passado, se essa for a razão do mau estar, dar um passeio com a familia e amigos, sair no sol e ter mais auto-confiança.

É também importante o descanso e dormir pelo menos 8 horas por noite para ter energia mental e física.

publicidade