Como melhorar o efeito dos analgésicos?

Atualizado em: Fevereiro 2018


publicidade

Os remédios analgésicos têm como principal função diminuir a dor aguda ou crônica, melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem deste problema. 

O uso prolongado e repetido de remédios analgésicos pode levar a que a sua acção vá diminuindo ou que, em alguns casos, se crie dependência. Assim, existem algumas técnicas que, dependendo do tipo de dor, podem melhorar o efeito dos analgésicos.

1. Associar cafeína

Alguns analgésicos, como por exemplo o paracetamol, dipirona ou o ácido acetilsalicílico, são muitas vezes associados à cefeína de forma a potenciar a sua ação. Isto acontece porque a cafeína ajuda a reduzir a dilatação dos vasos, o que é muito importante para tratar a dor de cabeça ou enxaqueca e além disso aumenta também o seu efeito analgésico.

2. Fazer pequenos exercícios físicos

No caso de dores articulares como em doenças como a artrite reumatóide, fazer lentamente exercício ajuda a eliminar a dor matinal nas articulações que caracteriza esta doença.

Em alguns tipos de dor muscular, fazer pequenos exercícios com o fisioterapêuta tem efeito na diminuição da dor a longo prazo.

3. Usar calor ou frio para diminuir a dor

Uma vez que a dor pode resultar da inflamação, o uso de gelo ajuda a melhorar o efeito dos analgésicos uma vez que diminuiu a intensidade da inflamação.

No caso de dores musculares, o uso de calor pode ser mais aconselhado que o uso de gelo, uma vez que o calor ajuda os músculos a relaxar e a diminuir a dor.

4. Tomar medicamentos corretamente

A toma dos analgésicos deve ser rigorosa e feita de acordo com as indicações do médico ou da bula que acompanha o medicamento, respeitando os horários.

A toma prolongada de analgésicos pode levar a que o seu efeito vá diminuindo ao longo do tempo ou, caso sejam utilizados anti-inflamatórios, causar dor no estômago. 

5. Fazer acunpuntura, ioga ou técnicas de relaxamento

Nas dores crônicas, além da toma de medicamentos, pode ser necessário recorrer a outras técnicas para diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida, uma vez que essa dor pode limitar as atividades diárias.

A acunpuntura é uma técnica que, através de agulhas, estimula algumas regiões do corpo a liberar substâncias analgésicas e relaxantes, melhorando o efeito dos remédios para a dor.

O ioga é uma técnica de relaxamento que além de ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade provocada pela dor, relaxa também o corpo.

publicidade