Codaten 50 mg

Diclofenaco Sódico, Fosfato de codeína



Indicação

Para que serve?

É indicado para aliviar a dor forte causada por tumores, cirurgia ou inflamação de doenças degenerativas articulares. O tratamento deve ser de pouco tempo, até um máximo de 2 semanas.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 1 a 3 comprimidos por dia, com intervalo de, pelo menos, 6 horas entre cada. A dose máxima diária é 3 comprimidos e não deve ser ultrapassada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são perda de equilíbrio, náusea, vômito, dor abdominal, diminuição do apetite e prisão de ventre. Podem ainda surgir aumento dos valores do fígado no exame de sangue, vermelhidão na pele e dor de cabeça forte.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em crianças e adolescentes, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula. É contraindicado em doentes com problemas de fígado ou rins e com insuficiência cardíaca grave.

Pessoas com asma, urticária, rinite, úlcera gástrica ou pneumonia também não podem tomar este remédio.

Farmacocinética

Como funciona?

Codaten contém na sua fórmula diclofenaco e codeína, uma combinação que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O diclofenaco atua como anti-reumático e anti-inflamatório e a codeína impede que haja liberação de substâncias que causam dor no organismo e que estas cheguem ao cérebro.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não se deve tomar Codaten sem consultar o médico, pois é importante serem avaliados os riscos da utilização do medicamento em algumas doenças. Assim, antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico de quais as doenças que se tem e que medicamentos se está a tomar, uma vez que a utilização errada pode causar problemas graves de saúde.

Codaten 50 mg tem corticoide?

Não, Codaten não tem na sua fórmula corticoide, porém possui Diclofenaco sódico que também tem ação anti-inflamatória, diminuindo os sintomas associados à inflamação, como inchaço e dor.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de se tomar dose superior à indicada, podem surgir sintomas como vômito, perda de sangue pelas fezes ou vômito, diarreia, tontura, dificuldade em respirar ou perda da coordenação de movimentos. Neste caso, deve-se ir imediatamente para o hospital e consultar com urgência um médico.

Composição

Cada comprimido contém:

Diclofenaco sódico____________________________ 50 mg

Codeína ____________________________________ 50 mg

Excipientes ______________________________ comprimido

(Excipientes: fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amido, dióxido de silício, hiprolose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, óleo de rícino polietoxilado, talco, dióxido de titânio e óxido férrico vermelho).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar a temperatura ambiente, entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: - Telf. 1-888-669-6682

Dizeres legais:

Codaten 50 mg MS – 1.0068.0898 | Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer

< Cobactin < Codaten 50 mg > Codein >
publicidade