Clopixol 10 mg



Indicação

Para que serve?

O Clopixol é indicado para tratar a esquizofrenia e outras psicoses, aliviando sintomas como alucinações, delírios, distúrbios do pensamento, agitação e agressividade.

Além disso, também pode ser usado na demência senil associada a distúrbios de pensamento, na fase maníaca da psicose maníaco depressiva, em casos de retardo mental associado a hiperatividade motora, agitação e violência, e outros distúrbios de comportamento.

Posologia

Como usar?

A posologia depende muito do distúrbio psicológico, mas a dose usual é de um comprimido tomado por via oral, uma vez por dia, podendo ser aumentada pelo médico até uma dose mais efetiva.

A ação do medicamento demora algumas semanas para ser percebida, por isso, o tratamento não deve ser interrompido sem ordem do médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O Clopixol pode causar efeitos adversos como sonolência, incapacidade de se sentar quieto ou permanecer imóvel, movimentos involuntários, diminuição dos movimentos e boca seca.

Embora com menos frequência, podem também manifestar-se sintomas cardíacos como aumento do batimento cardíaco e palpitações, rigidez e dor muscular, tonturas, dor de cabeça, sensação de formigamento na pele, perda de memória, alterações da visão, vertigem, congestão nasal, dificuldade em respirar, distúrbios intestinais, aumento da saliva, dificuldade para urinar, aumento da quantidade de urina, aumento do suor, coceira generalizada, aumento do peso e do apetite, fadiga, insônia, depressão, ansiedade, nervosismo e diminuição do desejo sexual.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Clopixol não deve ser usado em pessoas com alergia ao zuclopentixol, ou a qualquer outro componente do medicamento ou que esteja com a consciência rebaixada.

Este remédio também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico.

Farmacocinética

Como funciona?

O Clopixol possui zuclopentixol que é considerado um antipsicótico e que atua em áreas específicas do cérebro, ajudando a corrigir determinados desequilíbrios que estão causando a doença.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar este medicamento, é importante informar o médico se existir histórico pessoal de doenças no fígado, convulsões ou diabetes, síndrome cerebral orgânica, com alterações de potássio ou magnésio no sangue, doenças cardiovasculares ou historico familiar de coágulos no sangue.

Uma vez que o Clopixol passa para o leite materno, deve-se falar com o médico caso se esteja a amamentar, assim como caso se queira engravidar, uma vez que este remédio afeta a fertilidade.

Deve-se também evitar a condução e a ingestão de álccol durante o tratamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdosagem com Clopixol, deve-se ir imediatamente ao hospital, mesmo na ausência de sintomas fazndo-se acompanhar pelo medicamento.

Os sintomas de superdose são sonolência, coma, movimentos incomuns, convulsões, choque, alterações da temperatura, e alterações do ritmo cardíaco.

Quanto tempo o Clopixol demora para fazer efeito?

Após a toma do comprimido, o Clopixol demora cerca de 4 horas para fazer efeito, permenecendo a sua ação por cerca de 24 horas aproximadamente.

Composição

Cada comprimido de Clopixol contém:

Zuclopentixol___________________________________ 10 mg

Excipiente__________________________ q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, lactose monohidratada, celulose microcristalina, copolividona, glicerol, talco, óleo de mamona hidrogenado, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro vermelho)

Laboratório

Lundbeck Brasil Ltda.

SAC: 0800-282-4445 

Dizeres legais:

Reg. MS nº 1.0475.0045.001-5 | Reg. MS nº 1.0475.0045.003-1 | Farm.Resp.: Michele Medeiros Rocha - CRF-RJ 9597

< Clonazepam < Clopixol 10 mg > Clordox >
publicidade