Clonazepam

Bula do remédio Clonazepam. Classe terapêutica dos benzodiazepínicos. Princípios Ativos Clonazepam.

Indicação

Para que serve?

Clonazepam gotas ou comprimidos é indicado no tratamento de crises epilépticas, espasmos infantis, transtornos de ansiedade e de humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas e da boca ardente e no tratamento de vertigens e distúrbios do equilíbrio, em adultos e crianças.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Clonazepam está contraindicado para pacientes com insuficiência respiratória grave ou com doenças no fígado, pacientes com glaucoma agudo de ângulo fechado e para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Clonazepam pode variar entre os 1,5 mg por dia e os 20 mg, administrados em 2 a 3 doses por dia.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Clonazepam devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da idade e resposta de cada paciente ao tratamento.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Clonazepam podem incluir sonolência, movimentos anormais dos olhos, perda da voz, movimentos alterados dos braços e pernas, visão dupla, dificuldade para falar, dor de cabeça, fraqueza muscular, problemas de respiração, dificuldade em falar, tremor, vertigem, perda do equilíbrio, falta de coordenação de movimentos, sensação de cabeça leve, lentidão, confusão, depressão, amnésia, alucinações, histeria, formigamento alteração da sensibilidade nas extremidades ou coma.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Clonazepam, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema rave de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Clonazepam deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode prejudicar a sua habilidade e atenção.

O tratamento com Clonazepam​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Clonazepam​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Clonazepam podem incluir sonolência, confusão mental, excitação, lentidão de movimentos ou coma.

Composição

Clonazepam gotas por cada 1 ml de solução oral contém:

Clonazepam __________________________________ 2,5 mg

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículos: sacarina sódica, essência de damasco, ácido acético, propilenoglicol).

Clonazepam comprimidos de 0,5 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 0,5 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, estearato de magnésio).

Clonazepam comprimidos de 2,0 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 2,0 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio).

Interações Medicamentosas

Clonazepam não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como agentes antiepiléticos, bebidas alcoólicas, narcóticos, barbitúricos, hipnóticos não barbitúricos, agentes ansiolíticos, fenotiazinas, agentes antipsicóticos das classes do tioxanteno e butirofenona, inibidores da monoaminoxidase e antidepressivos tricíclicos ou juntamente com outros anticonvulsivantes.

Farmacocinética

Como funciona?

Clonazepam é um composto que pertence à classe dos benzodiazepínicos, responsáveis por causar uma leve inibição do sistema nervoso central, o que conduz a uma ação anticonvulsivante, levemente sedativa, relaxante muscular e tranquilizante.

Após administração oral, a ação de Clonazepam inicia-se cerca de 30 a 60 minutos após a sua administração, prolongando-se durante 6 a 12 h.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Clonazepam​ também pode ser conhecido comercialmente como Rivotril outros remédios para o tratamento da epilepsia podem ser Égide, Diazepam ou Fenitoína.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0583.0429​
Farm. Resp.: Dra. Maria Geisa P. L. Silva

publicidade
< Clomazen < Clonazepam > Clopirim >