Clomid 50 mg

Citrato de Clomifeno



Indicação

Para que serve?

Indicado para fazer a mulher ovular, tratando a infertilidade.

Posologia

Como usar?

O tratamento deve ser feito em 3 ciclos, contínuos ou alternados, de acordo com a indicação do médico.

A dose recomendada para o 1º ciclo é de 50 mg ao dia durante 5 dias. Se a ovulação ocorrer com esta posologia, não há necessidade de aumentar a dose nos 2 ciclos seguintes.

Se a ovulação não ocorrer após o 1º ciclo de tratamento, deve ser feito um 2º ciclo com 100 mg ao dia durante 5 dias, após 30 dias do tratamento anterior. Caso continue a não ocorrer ovulação, deve-se fazer um 3º ciclo com a mesma dose do 2º.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns são aumento do tamanho dos ovários, gravidez ectópica, sensação de calor súbito, dores nas mamas, dores na barriga, náuseas, vômitos, dificuldade em dormir, dor de cabeça, tontura, aumento da vontade de urinar e dor ao urinar.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

É ainda contraindicado em caso de doença no fígado, tumores hormônio-dependentes ou sangramento uterino anormal, cisto no ovário, exceto ovário policístico, problemas de tireoide e nas glândulas adrenais, que não estejam controlados ou tumor da hipófise.

Farmacocinética

Como funciona?

Clomid contém citrato de clomifeno que ajuda no crescimento dos óvulos e, com isso, permite que eles sejam liberados do ovário para a fecundação. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após a administração deste medicamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento, deve ser feito um exame ginecológico rigoroso de forma a perceber se o medicamento poderá ser eficaz ou não no tratamento da infertilidade. Só deve ser usado com indicação do médico.

O remédio contém açúcar, pelo que é contraindicado em diabéticos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose podem surgir náuseas e vômitos, visão embaciada, aumento do ovário com dor abdominal. Caso isso aconteça, deve-se consultar o médico imediatamente.

Composição

Cada comprimido contém:

Citrato de clomifeno __________________________ 50 mg

Excipientes _____________________________ comprimido

(Excipientes: amido, corante amarelo tartrazina, estearato de magnésio, lactose monoidratada e sacarose).

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Dizeres legais:

Clomid MS - 1.0181.0255 | Farm. Resp.: Dra Miriam Onoda Fujisawa

< Clofen K < Clomid 50 mg > Clonazepam >
publicidade