Clindoxyl gel



Indicação

Para que serve?

O Clindoxyl gel é indicado no tratamento de espinhas, cravos e pústulas, causadas por acne leve a moderada.

Posologia

Como usar?

O Clindoxyl gel não deverá ser ingerido. Este remédio destina-se a ser usado exclusivamente na pele e aplicado uma vez ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns efeitos secundários poderão surgir durante o tratamento com Clindoxyl gel. Destes efeitos os mais comuns são: pele ressecada e descamada, vermelhidão especialmente durante as primeiras semanas de uso , sensação de queimação/ardência na pele, dor na pele e maior sensibilidade à luz solar.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deverá ser utilizado por pessoas com alergia à clindamicina, lincomicina, peróxido de benzoíla ou a qualquer outro componente da fórmula, com inflamação do intestino delgado ou grosso, causadas pela presença de úlceras (colite ulcerativa) ou estar associada ao uso de antibióticos no passado, história de doença intestinal inflamatória como doença de Crohn, ou colite associada a antibióticos, que se manifesta por diarreia grave, prolongada ou com sangramento após o uso de antibióticos e por crianças menores de 12 anos .

Farmacocinética

Como funciona?

O Clindoxyl gel contém na sua composição duas substâncias ativas, que agem entre si combatendo as batérias que causam a acne. A clindamicina é um antibiótico que age inibindo o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes, e peróxido de benzoíla, um agente bactericida que atua matando a bactéria.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante o uso de Clindoxyl gel, deve-se evitar o contato com os olhos, lábios, boca e a parte interna do nariz, o uso de sob a pele irritada, arranhada, com queimadura solar ou rachada. Em caso de contato acidental, lave bem o local com água.

Durante as primeiras semanas de utilização, o remédio poderá deixar a pele vermelha e descamada. Se isto ocorrer poderá usar-se um hidratante, utilizar este remédio com menor frequência, ou parar de usá-lo por um curto período até que a pele se recupere, e depois reiniciar o tratamento.

Deve-se interromper o tratamento se a irritação da pele for grave com vermelhidão, secura, coceira, ardência ou queimação intensa ou não melhorar.

O Clindoxyl gel torna a pele mais sensível aos efeitos do sol. Deve evitar-se o uso de câmeras de bronzeamento/luz ultravioleta e reduzir o tempo de exposição ao sol e utilizar sempre protetor solar de elevada capacidade e usar vestuário que proteja da exposição.

Poderá ocorrer descoloração do cabelo, bem como de tecidos coloridos ou tingidos.

No caso de mulheres grávidas, a planejar engravidar ou a amamentar, o Clindoxyl gel não dewverá ser utilizado sem indicação médica.

Como devo usar Clindoxyl gel?

O uso de Clindoxyl gel deverá seguir determinados passos como:

  • Remover a maquiagem completamente, se for o caso.
  • Lavar as mãos e todas as áreas afetadas com sabonete suave e água morna. Enxaguar bem e secar as áreas onde o produto será aplicado.
  • Aplicar uma fina camada do produto utilizando a ponta dos dedos sobre toda área afetada da pele (não apenas sobre as lesões), à noite antes de deitar ou conforme orientação médica. Espalhar o produto com cuidado para que não entre em contato com os olhos, narinas ou boca.
  • As mãos devem ser lavadas após a aplicação. Se o gel não deslizar na pele facilmente é porque uma quantidade excessiva está sendo aplicada.

Quando ficar melhor, posso parar de usar Clindoxyl gel?

O gel deverá ser aplicado todos os dias, para que aja adequadamente, até indicação contrária do médico, mesmo que ocorra melhora dos sintomas da acne. A interrupção precoce deste medicamento poderá fazer com que o problema retorne.

O que devo fazer se me esquecer de aplicar o gel?

No caos de esquecimento o gel deverá ser aplicado normalmente no horário da aplicação seguinte. Não se deverá aplicar o produto a dobrar para compensar a dose esquecida.

Este remédio trata manchas no rosto?

O Clindoxyl gel poderá ser utilizado para diminuir e remover manchas na pele uma vez que ele esfolia a pele clareando-a e assim eliminando as manchas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se esta medicação for aplicada excessivamente, não haverá resultados melhores ou mais rápidos e poderão surgir efeitos indesejáveis como vermelhidão e descamação da pele. Caso isto ocorra, deverá utilizar-se o produto com menor frequência, ou até mesmo parar de o usar por alguns dias e só depois reiniciar o tratamento. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada grama de Clindoxyl gel contém:

Fosfato de clindamicina_________________________ 12,5 mg

(equivalente a 10 mg de clindamicina)

Peróxido de benzoíla____________________________50,0 mg (Excipientes: água purificada, carbômer, dimeticona, edetato dissódico, glicerol, hidróxido de sódio, lauril sulfosuccinato dissódico, metilparabeno, poloxâmer e dióxido de silício).

Laboratório

Stiefel Ltda.

SAC: 0800 7043189

Dizeres legais:

MS: 1.0675.0069

Farmacêutica Responsável: Soraya Nogueira Marques

CRF-SP n° 71.235

< Clindamicin C < Clindoxyl gel > Clinensol >
publicidade