Clindamicina 300 mg



Indicação

Para que serve?

Clindamicina 300 mg é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Clindamicina, como amigdalite, faringite, sinusite, otite média, bronquite, pneumonia, acne, furúnculos, celulite, impetigo, abscessos, feridas infeccionadas, erisipela, panarício, infecções nos ossos e articulações como osteomielite aguda ou crônica e artrite séptica, infecções nos dentes como abscessos periodontais, periodontite, gengivite e abscessos periapicais, infecções da pelve e do trato genital feminino como endometrite, abscessos tubo-ovarianos não gonocócicos, celulite pélvica, infecção vaginal pós-cirúrgica, salpingite e doença inflamatória pélvica, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

Clindamicina é um antibiótico eficaz contra bactérias sensíveis à Clindamicina, sendo por isso eficaz no tratamento de infecções de diversas infecções como infecções do trato respiratório superior, infecções do trato respiratório inferior, infecções da pele e partes moles, infecções ósseas, infecções das articulações, infecções dentárias e infecções da pelve e do trato genital feminino.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de pode variar entre os 600 e os 1800 mg, entre 2 a 6 comprimidos, administrados em 3 ou 4 doses ao longo do dia, nunca excedendo a dose máxima diária de 1800 mg por dia.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Clindamicina devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Os comprimidos de Clindamicina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Clindamicina podem incluir alterações nos resultados de exames ao sangue, dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, inflamação do esôfago e faringe, úlcera no esôfago, pele e olhos amarelos ou urticária na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Clindamicina está contraindicado para pacientes com alergia à Lincomicina, à Clindamicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Clindamicina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver menos de 16 anos, tiver doenças ou problemas no fígado, rins ou no estômago, tiver histórico de diarreia causada pelo uso de antibióticos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Clindamicina, caso tenha diarreia constante, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Clindamicina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Clindamicina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Clindamicina por cada comprimido contém:

Cloridrato de clindamicina monoidratado _________ 338,46 mg
- Equivalente a 300 mg de clindamicina base
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido, talco e estearato de magnésio).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Clindamicina, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Interações Medicamentosas

Clindamicina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como juntamente com outros fármacos com atividade semelhante ou eritromicina.

Laboratório

União Química Farmacêutica Nacional S/A

- SAC: 0800 11 1559

Outros antibióticos, além de Clindamicina, que podem ser usados no tratamento de infecções semelhantes podem ser Azitromicina ou Gentamicina.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0497.1332

< Clindal Az < Clindamicina 300 mg > Clinensol >
publicidade