Clindamicin C



Indicação

Para que serve?

O Clindamin C cápsulas é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infeções causadas por bactérias, como infeções de: traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvidos, brônquios, pulmões, pele, partes moles, e tecidos próximos como os músculos ou tendões, região inferior do abdómen, útero, trompas, ovário, vagina, dentes, ossos e articulações.

Posologia

Como usar?

As cápulas de Clindamin-C devem ser tomadas inteiras, com um copo cheio de água, fechadas e não mastigadas. A duração do tratamento depende do tipo e gravidade da infeção. Normalmente são recomendadas doses entre 600-1800mg, dividida em 2, 3 ou 4 doses iguais em adultos.

No tratamento de amidalite e faringite agudas causadas por estreptococo: a dose de Clindamin-C deve ser 300mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este remédio poderá causar alguns efeitos secundários sendo os mais comuns: infecções e infestações do intestino por uma bactéria conhecida por C.dificille, distúrbios gastrintestinais como diarreia, dor abdominal, distúrbios no fígado e vesicula biliar e na pele ou no tecido subcutâneo com sintomas de erupções de pele.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Clindamin-C não deverá ser usado por pessoas que tenham sofrido alguma reação alérgica à clindamicina ou à lincomicina ou a qualquer componente da fórmula e no tratamento de meningite.

Farmacocinética

Como funciona?

Este antibiótico é um inibidor da síntese proteica bacteriana, que impede que as bactérias produzam proteínas essenciais ao seu crescimento e reprodução, impedindo-as de se multiplicarem.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O tratamento com antibióticos, altera a composição de agentes bacterianos normais do organismo humano, permitindo o crescimento excessivo de algumas bactérias existentes, o que poderá causar diarreia. Quando este crescimento é excessivo, a gravidade da infeção causada no intestino poderá variar de leve a fatal.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar, sem orientação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve procurar-se rapidamente socorro médico levando se possível a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada cápsula contém:

Cloridrato de clindamicina_____________________338,457mg

(equivalente a 300mg de clindamicina)

(Excipiente q.s.p 1 cápsula :amido, talco, estearato de magnésio, dióxido de silício e croscarmelose sódica).

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Dizeres legais:

M.S. no 1.0370. 0269

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

CRF-GO no 2.659

< Clindamicina 300 mg < Clindamicin C > Clindoxyl gel >
publicidade