Clindal AZ compimidos



Indicação

Para que serve?

O Clindal AZ comprimidos é indicado no tratamento de infecções respiratórias como brônquios, pulmões, nariz, faringe laringe e traqueia, sinusite, faringite ou amigdalite, ouvido, infeções de pele e tecidos moles e em doenças transmitidas sexualmente e causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. É também indicado no tratamento de lesões na pele causadas por uma bactéria chamada Haemophilus ducreyi.

Posologia

Como usar?

O Clindal AZ comprimidos pode ser tomado com ou sem alimentos em dose única e diária. A posologia varia de acordo com a infecção é a seguinte:

  • Uso em adultos:
  1. Tratamento de doenças sexualmente transmissíveis: 1.000 mg;
  2. Todas as outras indicações:1.500 mg tomados em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias, ou a dose total durante 5 dias, em dose única de 500 mg no 1º dia e 250 mg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.
  • Uso em crianças: de forma geral, a dose total deve ser de 30mg/kg até uma dose máxima total de 1.500 mg.
  1. No tratamento da faringite o esquema pode ser de dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias, ou a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 10 mg/kg no 1º dia e 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.
  • Tratamento de pessoas que já iniciaram este remédio injetável: dose única diária de 500 mg de 7 a 10 dias no tratamento de pneumonia, ou 250 mg/dia durante 7 dias no caso de infeções dos orgãos sexuais.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O Clindal AZ comprimidos, é normalmente bem tolerado, apresentando baixa quantidade de aparecimento de efeitos secundários. Destes efeitos, os que poderão surgir são: redução leve na contagem de glóbulos brancos e plaquetas no sangue, infecção causada por um fungo do gênero Candida, inflamação na vagina, falta de apetite, reação agressiva, nervosismo, agitação, ansiedade, tontura, convulsões, dor de cabeça, hiperatividade, diminuição da sensibilidade geral, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente, sonolência e desmaio.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não pode ser utilizado por pessoas com história de alergia à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico da classe macrolídeo, cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula e em crianças pesando menos que 45 kg.

Farmacocinética

Como funciona?

O Clindal AZ comprimidos, é composto por Azitromicina, um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução, impedindpo que estas continuem a mulitiplicar-se.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Clindal AZ comprimidos deverá ser utilizado com cautela em pessoas com algum problema grave de fígado ou no rim.

No caso de mulheres grávidas ou a amamentar, este remédio não poderá ser usado sem orientação médica.

O uso de antibióticos pode estar associado a diarreias causadas por uma infeção provocada por uma bactéria chamada Clostridium difficile e que poderão ser leves ou graves.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de toma excessiva de Clindal AZ comprimidos, deve-se procurar rapidamente socorro médico levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada comprimido de Clindal AZ contém:

Azitromicina (di-hidratada) _______________________500 mg (Excipientes: fosfato de cálcio dibásico, amido, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, óxido de ferro amarelo e macrogol).

Preciso de uma receita para adquirir o Clindal AZ comprimidos?

Este remédio só poderá ser vendido sob prescrição médica obrigatória e mediante retenção da receita.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Dizeres legais:

M.S. 1.0089.0212

Farmacêutico Responsável: Alexandre Brasil Amaral dos Santos

CRF-RJ nº 6700

< Clinagel < Clindal AZ compimidos > Clindamicina 300 mg >
publicidade