Cliane comprimidos
Indicação
Para que serve?
O Cliane é indicado para o tratamento dos distúrbios decorrentes da deficiência estrogênica, tais como sudorese e ondas de calor, incluindo profilaxia da osteoporose, e atrofia urogenital em mulheres na menopausa há pelo menos um ano.
Posologia
Como usar?
O uso de Cliane pode ser iniciado a qualquer momento se estiver a ser feito pela primenira vez. No caso de já se ter utilizado outra terapia hormonal anteriormente, deve-se optar por uma das seguintes alternativas: se a mudança em causa for de um produto que contenha todos os comprimidos de uma mesma cor, pode iniciar-se o uso de Cliane comprimidos a qualquer momento, se, pelo contrário, os comprimidos da cartela são de pelo menos duas cores diferentes ou existe uma pausa entre as cartelas, deve-se completar o ciclo atual da terapia em utilização e só depois iniciar o uso deste remédio.
Os comprimidos devem ser tomados diariamente sem mastigar, preferencialmente sempre à mesma hora com a ajuda de uma pequena quantidade de líquido. Este tratamento deve ser contínuo e por isso no fim de uma cartela de 28 dias seguidos, deve-se iniciar uma nova cartela logo no dia seguinte.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
O tratamento com Cliane comprimidos pode provocar alguns efeitos secundários, sendo os mais comuns aumento ou diminuição de peso, dor de cabeça, dor abdominal, náusea, erupção cutânea, coceira, sangramento uterino ou vaginal incluindo gotejamento ou sangramentos irregulares.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Este remédio não deve ser utilizado em crianças e adolescentes, e em casos de gravidez e amamentação.
Além disso, também não deve ser utilizado em casos de sangramento da vagina de causa não conhecida, presença ou suspeita de câncer de mama ou de algum câncer que se possa desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, na presença ou história de tumor ou doença grave de fígado, história recente de ataque de coração e/ou derrame, história de coágulo sanguíneo nas pernas ou pulmões, alto risco de formação de coágulo de sangue, níveis muito elevados de triglicéridios no sangue e alergia conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
O tratamento com Cliane Comprimidos, deve ser utilizado com cautela nas seguintes situações:
- Suspeita ou presença de doença no fígado;
- Crescimento da parte anterior da glândula pituitária;
- Risco aumentado de trombose;
- Peso excessivo;
- Hospitalização ou cirurgia programada;
- Miomas uterinos;
- Doença do fígado ou da vesícula biliar;
- Icterícia durante a gravidez ou durante o uso prévio de esteroides sexuais;
- Diabetes;
- Níveis elevados de triglicérides;
- Pressão alta;
- Presença ou histórico de coloração pigmentação marrom-amarelada na pele;
- Epilepsia;
- Dor nas mamas ou mamas com nódulos;
- Asma;
- Enxaqueca;
- Porfiria;
- Surdez hereditária;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Presença ou histórico de uma doença que provoca movimentos involuntários e anormais do corpo;
- Episódios de inchaço em partes do corpo como nas mãos, pés, face, vias aéreas, causados por angioedema hereditário;
Além disso, este remédio também não deve ser usado em pessoas com 65 anos ou mais.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
O Cliane comprimidos tem na sua composição dois hormônios, o estradiol e o acetato de noretisterona, que são usados para repôr os hormônios que o organismo não produz mais.
O estradiol previne e alivia os sintomas desagradáveis da menopausa, como fogachos, sudorese, alterações no sono, nervosismo, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, incontinência urinária, ressecamento vaginal e queimação e dor durante a relação sexual.
O acetato de noretisterona evita o espessamento da camada de revestimento do útero e induz redução e em algumas mulheres, a eliminação do sangramento semelhante ao menstrual.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
A superdose de Cliane Comprimidos pode causar náuseas, vômitos e sangramento irregular.
Geralmente não é necessário tratamento específico, mas em caso de dúvida deve-se consultar o médico.
Composição
Cada comprimido de Cliane comprimidos contém:
Estradiol________________________________________2mg
Acetato de noretisterona___________________________1mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: lactose, amido, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, pigmento de óxido de ferro vermelho).
O Cliane engorda?
Até ao momento não existe nenhum estudo que comprove que a terapia hormonal engorde, porém sabe-se que, a menopausa, devida a alterações hormonais, provoca um aumento na gordura corporal, especialmente ao redor do abdômen.
Além disto, ocorre também diminuição no tecido muscular e do nível de energia, que são resultantes da idade, e que também podem contribuir para o aumento de peso. Ou seja não é este tratamento que engorda a pessoa mas os condicionantes em que esta se encontra.
Algumas mulheres podem ainda ter alguns sintomas no início do tratamento, como inchaço e aumento da mama, o que também pode ser mal interpretado como aumento de gordura.
O Cliane comprimidos é um anticoncecional?
O Cliane comprimidos não funciona como anticoncecional.
O inicio deste tratamento só deve ser feito depois de se realizarem testes e exames que garantam que não se está perante um gravidez.
Laboratório
Schering do Brasil
Dizeres legais:
MS - 1.7056.0056 10 | Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura | CRF-SP nº 16532