Clenil a

Dipropionato de Beclometasona



Indicação

Para que serve?

Indicado na prevenção e tratamento da asma brônquica, renite alérgica persistente ou por mudança de estação; sinusite, inflamação ou alergia no nariz ou na garganta e prevenção de reaparecimento de pequenos tumores no nariz após sua remoção.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada varia de acordo com a idade:

  • Crianças: 1 mL uma vez ao dia ou a cada 12 horas;
  • Adultos: 2 mL uma vez por dia ou em intervalos de 12 horas.

Para aplicação da dose, deve ser usado o flaconete com a solução e o aparelho nebulizador que acompanha o medicamento e a duração do tratamento deve ser de acordo com a indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais são inflamação da garganta, tosse, náusea, dificuldade na digestão, rouquidão, ardência no nariz e sangramento nasal. O uso prolongado do medicamento pode levar ao aparecimento de osteoporose, úlcera no estômago e candidíase oral com aparecimento de placas brancas na boca ou garganta que provoca dor ao engolir.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não se deve usar durante a gravidez e amamentação ou em casos de alergia a qualquer componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Clenil A contém na sua fórmula dipropionato de beclometasona, um anti-inflamatório corticoide que controla a inflamação dos brônquios pulmonares, reduzindo o inchaço e a produção de muco. Dessa forma, é possível aliviar rapidamente a sensação de falta de ar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não é recomendado para aliviar sintomas graves de asma como falta de ar e aperto no peito, sendo necessário consultar o médico nestes casos. Doentes com problemas nas glândulas suprarrenais devem ter cuidado antes de iniciar tratamento com corticoides, devendo consultar o médico.

O uso prolongado do medicamento pode levar ao aparecimento de infecções por fungos na boca e garganta, nomeadamente candidíase oral, que pode ser tratada sem ser necessário interromper o tratamento com Clenil.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de inalação de dose superior à indicada, podem surgir sintomas relacionados com aumento da adrenalina no sangue como tonturas, tremores e aumento do batimento cardíaco. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Composição

Cada 1 mL de Clenil A contém:

Dipropionato de beclometasona ________________ 400 mcg

Veículo _______________________________________ 1 mL

(Excipientes: polissorbato 20, laurato de sorbitana, cloreto de sódio, água purificada)

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da umidade, até à data de validade indicada na caixa.

Laboratório

Chiesi Farmacêutica Ltda

Dizeres Legais:

Clenil A MS nº 1.0058.0009 | Farm. Resp.: Dra. C. M. H. Nakazaki

< Clavulin 500 mg < Clenil a > Clexane >
publicidade