Clavulin 500 mg



Indicação

Para que serve?

Clavulin comprimidos ou suspensão oral é indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis como amigdalite, sinusite, otite média, bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar, broncopneumonia, cistite, uretrite, pielonefrites, furúnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados ou no tratamento da osteomielite, em adultos e crianças.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Clavulin 500 mg está contraindicado para pacientes com história de alergia ás penicilinas e para pacientes com alergia à Amoxicilina, ao Clavulanato de potássio ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Clavulin 500 mg comprimidos

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido de 500 mg + 125 mg administrado 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
  • Crianças com mais de 40 kg: a dose recomendada é de 1 comprimido de 500 mg + 125 mg administrado 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.

Clavulin suspensão oral

  • Crianças com menos de 1 ano de idade: geralmente a dose recomendada de suspensão oral de 125 mg + 31,25 mg é de 2,5 ml de suspensão oral, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
  • Crianças entre 1 a 6 anos de idade: a dose recomendada de suspensão oral de 125 mg + 31,25 mg ml é de 5 ml, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
  • Crianças com mais de 6 anos de idade: a dose recomendada de suspensão oral de 250 mg + 62,50 mg é de 5 ml, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Clavulin 500 mg podem incluir diarreia, más digestão, náusea, vômito e urticária.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Clavulin 500 mg, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, estiver em tratamento com anticoagulantes, tiver problemas ou doenças no fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Clavulin 500 mg nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Clavulin 500 mg​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Clavulin 500 mg por cada comprimido revestido contém:

Amoxicilina ___________________________________ 500 mg
Ácido Clavulânico ______________________________ 125 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose (hipromelose), etilcelulose, polietilenoglicol, celulose microcristalina, opaspray branco K1-7000).

Clavulin 125 mg + 31,25 mg suspensão oral por cada 5 ml de suspensão oral contém:

Amoxicilina ___________________________________ 125 mg
Ácido clavulânico _____________________________ 31,25 mg
Veículo _________________________________________ 5 ml

Clavulin 250 mg + 62,50 mg suspensão oral por cada 5 ml de suspensão oral contém:

Amoxicilina ___________________________________ 250 mg
Ácido clavulânico _____________________________ 62,50 mg
Veículo _________________________________________ 5 ml

(Veículo: hidroxipropilmetilcelulose (hipromelose), goma xantana, aspartamo, ácido succínico, aroma de morango, aroma de laranja, dióxido de silício coloidal, dióxido de silício).

Farmacocinética

Como funciona?

Clavulin 500 mg é um antibiótico de largo espectro que tem na sua composição Amoxicilina e Ácido Clavulânico, compostos que atuam contra uma vasta gama de bactérias.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Clavulin 500 mg, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida.

Interações Medicamentosas

Clavulin 500 mg não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, probenecida, alopurinol, estrógenos, dissulfiram, anticoagulantes, outros antibióticos de amplo espectro ou juntamente com contraceptivos orais como pilula anticoncepcional.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

Outros antibióticos com ação semelhante a Clavulin 500 mg podem ser Duzimicin ou Amoximed.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0107.0076​
Farm. Resp.: Milton de Oliveira

< Clavulin < Clavulin 500 mg > Clenil a >
publicidade