Citalopram

bromidrato de citalopram



Indicação

Para que serve?

Usado para tratar depressão, transtorno de pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Posologia

Como usar?

A posologia varia de acordo com o tipo de doença e resposta ao tratamento, podendo ser:

  • Depressão: 1 comprimido, uma vez ao dia.
  • TOC: 1 comprimido, uma vez ao dia, podendo a dose ser aumentada até 2 comprimidos por dia caso necessário.
  • Transtorno do pânico: 1 comprimido por dia, podendo a dose ser aumentada para 2 comprimidos caso o doente não esteja a responder à primeira dose.

A duração do tratamento deve ser indicada pelo médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais frequentes são aumento do suor, boca seca, agitação, perda de apetite, impotência, insônia, diminuição da libido, sonolência, bocejos, diarreia, náusea, problemas de ejaculação em homens e ausência ou dificuldade em sentir o orgasmo em mulheres ou e fadiga e cansaço excessivo.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, apenas se for mesmo necessário, e por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

É contraindicado em doentes que estejam a tomar medicamentos inibidores da MAO, linezolida ou que tenham problemas cardíacos.

Farmacocinética

Como funciona?

Citalopram é um composto que trata e previne as recaídas da depressão, de transtornos do pânico e do transtorno obsessivo compulsivo. Os seus efeitos começam a ser observados após as primeiras 2 a 4 semanas de tratamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar o medicamento, deve-se informar o médico se existir gravidez ou for período de amamentação, mais de 60 anos de idade ou problemas no fígado ou rins.

Durante o tratamento deve-se tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência ou cansaço excessivo.

O tratamento com Citalopram​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva deste remédio podem surgir sintomas como convulsões, taquicardia, sonolência, vômitos, tremores, queda da pressão arterial, paragem cardíaca ou náusea. Se isto acontecer, deve-se ir imediatamente para o hospital.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Dizeres Legais:

MS – 1.8326.0165 | ​Farm. Resp.: Dra. Tatiana de Campos

< Citab < Citalopram > Citalor >
publicidade