Citalopram

Bula do remédio genérico Citalopram. Classe terapêutica dos Antidepressivos. Princípios Ativos bromidrato de citalopram.

Indicação

Para que serve?

Citalopram é indicado para tratamento e prevenção da depressão, de transtornos do pânico com ou sem agorafobia e no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

Citalopram é um composto que trata e previne as recaídas da depressão, de transtornos do pânico com ou sem agorafobia e do transtorno obsessivo compulsivo.

Os efeitos de Citalopram, geralmente começam a ser observados após as primeira 2 a 4 semanas de tratamento.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Citalopram está contraindicado para crianças, pacientes em tratamento com inibi- dores da monoaminoxidase - IMAOs, incluindo selegilina em doses acima de 10 mg por dia e para pacientes com alergia ao Citalopram ou a algum dos componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

Tratamento da Depressão

  • Geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido por dia, administrado em qualquer momento do dia, independentemente da ingestão de alimentos.

Tratamento do transtorno obsessivo compulsivo

  • Geralmente, a dose inicial recomendada é de 1 comprimido por dia, e caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada ate 2 comprimidos por dia.

Tratamento do transtorno do pânico

  • Geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido por dia, e caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada ate 2 comprimidos por dia.

Os comprimidos de Citalopram devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Citalopram devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Citalopram podem incluir aumento do suor, boca seca, agitação, perda de apetite, impotência, insônia, diminuição da libido, sonolência, bocejos, diarreia, náusea, problemas de ejaculação em homens e ausência ou dificuldade em sentir o orgasmo em mulheres ou e fadiga e cansaço excessivo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Citalopram, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 60 anos de idade, tiver doença ou problemas no fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Citalopram deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência ou cansaço excessivo.

O tratamento com Citalopram​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Citalopram​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Citalopram, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do dia seguinte. As doses de Citalopram nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Composição

Citalopram por cada comprimido contém:

Citalopram _________________________________ 20,00 mg
- Equivalente a 25 mg de bromidrato de citalopram
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, iodopovidona, celulose microcristalina, lactose, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio).

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

O Citalopram​ também pode ser conhecido comercialmente como Maxapran​ 20 mg​, e outros medicamentos para o tratamento da depressão podem ser Fluoxetina, Espran ou Sertralina.

Dizeres Legais:

Ms: 1.1213.0359
Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia

publicidade
< Citab < Citalopram > Citalor >