Cimetidina

Bula do remédio genérico Cimetidina. Classe terapêutica dos Antagonistas H2 e Antiulcerosos. Princípios Ativos Cimetidina.

Indicação

Para que serve?

Cimetidina em comprimidos ou injetável é indicada para tratar a azia, úlceras no estômago e intestino, prevenir sangramentos de úlceras ou no tratamento de outras condições causadas pelo excesso de ácido no estômago, em adultos e crianças.

Além disso, Cimetidina também pode ser tomada antes de uma anestesia geral, para diminuir alguns efeitos secundários da anestesia como náusea ou enjoo, ou para o tratamento de casos de síndrome do intestino curto com perda de líquidos ou com dificuldade para absorver líquidos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cimetidina está contraindicado para pacientes em tratamento com dofetilida e para pacientes com alergia à Cimetidina ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Adultos

Geralmente a dose recomendada varia entre os 200 e os 400 mg, administrados 2 a 4 vezes por dia, de acordo com as indicações do médico.

Crianças

Geralmente, a dose recomendada varia entre os 25 e os 30 mg por cada 1 kg de peso da criança, administrado em doses divididas ao longo do dia de acordo com as indicações do médico.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cimetidina podem incluir tontura, diarreia, dores musculares, cansaço ou reações de alergia na pele como urticária, vermelhidão e coceira na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cimetidina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins, tiver asma ou epilepsia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Cimetidina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Farmacocinética

Como funciona?

Cimetidina é um remédio que atua no organismo reduzindo a acidez do seu estômago. Ao atuar deste modo, a Cimetidina é assim eficaz no tratamento de úlcera gástrica e duodenal e no tratamento de outros problemas onde seja necessário reduzir a quantidade de ácido.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cimetidina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Cimetidina, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Composição

Cimetidina 200 mg por cada comprimido contém:

Cimetidina ____________________________________ 200 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: laurilsulfato de sódio, amido, estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona, manitol, amidoglicolato de sódio e croscarmelose sódica).

Cimetidina 400 mg por cada comprimido contém:

Cimetidina ____________________________________ 400 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: laurilsulfato de sódio, amido, estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona, corante amarelo de Tartrazina, corante laca azul no 1, amidoglicolato de sódio e croscarmelose sódica).

Cimetidina injetável por cada 1 ml de solução contém:

Cimetidina ____________________________________ 150 mg

Veículos ________________________________________ 1 ml

(Veículos: ácido clorídrico e água para injeção).

Interações Medicamentosas

Cimetidina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para prevenir coágulos como varfarina, medicamentos para tratar epilepsia como fenitoína, medicamentos para tratar asma ou bronquite como teofilina, anestésicos locais como lidocaína ou juntamente com medicamentos para tratar artrite ou dores articulares.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Outros remédios para o reduzir a acidez do estômago além da Cimetidina podem ser Leite de Magnésia ou Pepsamar.

Dizeres Legais:

Ms: 1.5584.0155​
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

publicidade
< Cimetidan < Cimetidina > Cimetina >