Butazona

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

A butazona cálcica é indicada para o tratamento dos episódios de espondilite anquilosante, que são inflamações das articulações da coluna e do quadril, e dos episódios agudos de gota e pseudogota.

Quando outros anti-inflamatórios não hormonais não forem efetivos, este remédio pode ser usado para o tratamento de casos de piora aguda de artrite reumatoide, artrose e reumatismo extra-articular.

Posologia

Como usar?

Sempre que possível, o tratamento com este medicamento não deve exceder uma semana, caso necessário, deve ser feito com cuidadoso monitoramento médico.

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, via oral, às refeições, sem mastigar, com um pouco de líquido. Dependendo do problema a tratar, são recomendadas as seguintes doses:

  • Doenças reumáticas: Nos primeiros dias, a dose diária deve ser de 2 a 3 comprimidos, ao longo do dia e depois, a dose diária é de 1 comprimido, que normalmente é suficiente.
  • Episódios agudos de gota: Nos primeiros dias do tratamento, cerca de 1 a 3 dias, a dose diária é de 3 a 4 comprimidos em 2 a 3 tomadas ao dia e se for necessário continuar o tratamento, a dose diária deve ser de 1 a 2 comprimidos.

O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são reações alérgicas, distúrbios do aparelho digestivo e recorrência de úlcera.

Além disso, embora com menos frequência, também pode ocorrer dor de cabeça, confusão, enjoo, vômitos, inchaço, inflamação na boca e gengiva, inflamação das glândulas salivares, distúrbios da visão, bócio, inflamação do fígado, pâncreas e rins.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado por pessoas com tendência ao sangramento sem causa aparente, com mau funcionamento grave do coração, fígado ou rins, pressão alta grave, doenças da tireoide, alergia aos derivados do pirazol ou síndrome de Sjögren, que é um problema reumático que afeta as glândulas salivares e lacrimais, ou ainda em pessoas que tenham ou tenham tido úlcera do estômago ou intestino, ou alterações na composição do sangue.

Além disso, a butazona cálcica é contraindicada em casos de asma, placas elevadas na pele, geralmente com coceira, ou rinite aguda causados pelo uso de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico ou outros medicamentos semelhantes.

A butazona cálcica não é recomendada para menores de 14 anos e não deve ser utilizada nos últimos 3 meses de gravidez, e nos primeiros 3 meses de gravidez deve ser usada com cautela, sob orientação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento deve ser usado com cuidado em pessoas com lúpus eritematoso disseminado, história de hemorragias, úlceras no aparelho digestivo ou dificuldades de digestão.

Se a pessoa tiver problemas de circulação, pode ocorrer retenção de sódio e inchaço.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A butazona cálcica age inibindo a enzima responsável por produzir as substâncias que causam a inflamação, a dor e a febre.

Além disso, esta substância ajuda na eliminação do ácido úrico pelos rins.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem podem ocorrer complicações como enjoos, dores nas vias digestivas ou úlceras, diminuição da respiração, queda da pressão, mau funcionamento do fígado e rins, alterações das células do sangue e elevação de enzimas do fígado.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Fenilbutazona_________________________________200 mg*

(*correspondentes a 212 mg de fenilbutazona cálcica)

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, etilcelulose, carmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, opadry II yellow, opadry clear, álcool etílico e água purificada).

Laboratório

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

SAC 0800-7016633

Dizeres legais:

MS 1.0367.0059 | Farm. Resp.: Dímitra Apostolopoulou – CRF-SP 08828

< Butacid < Butazona > Caduet >
publicidade