Butacid

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Butacid é indicado para o tratamento dos episódios de espondilite anquilosante, que consiste na inflamação das articulações da coluna e quadril, e dos episódios agudos de gota e pseudogota.

Quando outros anti-inflamatórios não hormonais não forem efetivos, o Butacid pode ser usado para tratamento de casos de piora aguda de artrite reumatoide, artrose e reumatismo extra-articular em tecidos fora das articulações.

Posologia

Como usar?

As dosagens recomendadas de Butacid são as seguintes:

Doenças reumáticas:

A dose diária recomendada é de 2 a 3 drágeas ao longo do dia, nos primeiros dias e depois é de 1 drágea ao dia.

Episódios agudos de gota:

Nos primeiros dias do tratamento, de 1 a 3 dias, a dose diária é de 3 a 4 drágeas, em 2 a 3 tomadas ao dia. Se necessário continuar o tratamento, a dose diária deve ser de 1 a 2 drágeas ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Butacid são reações alérgicas e distúrbios gastrintestinais, dispepsia, dor epigástrica e recorrência de úlcera péptica.

Além disso, pode ocorrer, ocasionalmente, dor de cabeça, confusão, náusea, vômito, edema com retenção de eletrólitos, estomatite, sialadenites, distúrbio da visão, bócio, hepatite, pancreatite e nefrite e como complicação rara síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell, leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose e anemia aplástica.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado por pessoas que estejam nas seguintes situações:

  • Sintomas ou histórico má digestão;
  • Inflamação gastrintestinal ou úlceras;
  • Alterações na composição do sangue;
  • Tendência ao sangramento sem causa aparente;
  • Mau funcionamento grave do coração, fígado ou rins;
  • Pressão alta grave ou inchaço;
  • Doenças da tireoide;
  • Alergia aos derivados do pirazol;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Polimialgia reumática ou arterite temporal

Além disso, também não deve ser usado por mulheres que estejam no último trimestre de gravidez e em pessoas com asma, rinite aguda e urticária.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os idosos devem ter cuidados especiais, pois geralmente são mais sensíveis aos medicamentos.

Em pessoas que já tiveram hemorragias, úlceras no aparelho digestivo, perfurações, assim como Doença de Crohn, recomenda-se cuidadosa avaliação médica mesmo em casos de ocorrências remotas.

No caso de sinais e/ou sintomas que sugiram alterações sanguíneas, devem ser realizados exames das células brancas, vermelhas e plaquetas e se houver alteração significativa, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente.

Em caso de insuficiência hepática ou renal, deve ser realizado cuidadoso monitoramento pelo médico.

Em, o Butacid pode antecipar episódios de ataques de asma.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Butacid tem na sua composição fenilbutazona, que age inibindo a ciclo-oxigenase, enzima responsável por produzir as substâncias que causam a inflamação, a dor e a febre.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Podem ocorrer complicações como enjoos, dores nas vias digestivas ou úlceras, diminuição da respiração, queda da pressão, mau funcionamento do fígado e rins, alterações das células do sangue e elevação de enzimas do fígado que indicam seu funcionamento.

Composição

Cada drágea contém:


Fenilbutazona cálcica____________________________200mg

Excipientes______________________________q.s.p. 1 drágea

(Excipientes: talco, amido de milho, manitol oral, dióxido de silício, estearato de magnésio, corante amarelo tartrazina, dióxido de titânio, goma arábica, cera de abelha, cera de carnaúba, sacarose refinada, lauril sulfato de sódio, polietilenoglicol, polivinilpirrolidona k30, gelatina, óxido de magnésio leve, glicolato de amido, acetato ftalato de celulose, carbonato de cálcio extra leve).

Laboratório

Indústria Brasileira

Dizeres legais:

Reg. MS: 1.0392.0155 | Farm. Resp. Dra. Giovana Bettoni - CRF-GO n° 4617

< Busonid < Butacid > Butazona >
publicidade