Bupropiona



Indicação

Para que serve?

A Bupropiona é indicada para ajudar a parar de fumar e para o tratamento da depressão, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

Bupropiona é um medicamento que tem na sua composição Cloridrato de Bupropiona, um composto antidepressivo que reduz a vontade de fumar em pessoas com dependência à nicotina.

O cloridrato de Bupropiona interage com duas substâncias químicas no cérebro, a noradrenalina e a dopamina, que estão relacionadas com dependência e abstinência.

Além disso, o Cloridrato de Bupropiona por ser um antidepressivo, também pode ser usado no tratamento da depressão.

Posologia

Como usar?

  • Primeiros 3 dias de tratamento: a dose recomendada é de 1 comprimido de 150 mg, administrado 1 uma vez por dia.
  • 4º dia de tratamento e seguintes: a dose recomendada é de 1 comprimido de 150 mg, administrado 2 vezes por dia, com um intervalo mínimo de 8 horas entre as doses.

Os comprimidos de Bupropiona devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

O tratamento com Bupropiona deve ser iniciado ainda quando estiver fumando, e as doses recomendadas e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois vão depender da resposta de cada paciente ao tratamento.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Bupropiona podem incluir dor de cabeça, dificuldade em dormir, febre, tontura, coceira, suor excessivo, reações de alergia na pele com vermelhidão, coceira e urticária na pele, tremores, arrepios, ansiedade, agitação, dificuldade de concentração, boca seca, dor abdominal, enjoo, vômito, prisão de ventre, mudança no gosto da comida, perda de apetite, mudanças na pressão sanguínea, vermelhidão ou problemas de visão.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Bupropiona está contraindicado para pacientes com epilepsia ou outros transtornos convulsivos, com histórico de distúrbio de alimentação como bulimia ou anorexia, pacientes que estejam tentando parar de beber ou que tenham parado recentemente de tomar tranquilizantes ou sedativos e para pacientes com alergia à bupropiona ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Bupropiona, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos ou menos de 18 anos, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, tiver histórico de ataque epiléptico ou de convulsão, tiver tumor no cérebro ou algum problema mental como depressão, ingerir regularmente grandes quantidades de bebidas alcoólicas, tiver diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Bupropiona deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar vertigens ou falta de atenção.

O tratamento com Bupropiona​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Bupropiona, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Bupropiona, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Bupropiona nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Composição

Bupropiona por cada comprimido contém:

Cloridrato de Bupropiona ______________________ 150,00 mg

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, cloridrato de cisteina, hipromelose, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol, dióxido de titânio, corante vermelho 40 solúvel, corante de alumínio laca azul, água purificada).

Interações Medicamentosas

Bupropiona não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos que aumentam as chances de ter convulsões como teofilina ou tramadol, tranquilizantes ou sedativos, medicamentos para controlar o peso ou o apetite, remédios para a depressão, remédios para o mal de Parkinson como levodopa, amantadina ou orfenadrina, medicamentos para epilepsia como carbamazepina, fenitoína ou fenobarbital, ciclofosfamida, isofosfamida, ticlopidina, clopidogrel, betabloqueadores, medicamentos para arritmia cardíaca ou juntamente com adesivos de nicotina.

Bupropiona ajuda a emagrecer?

Não, Bupropiona não deve ser usada para emagrecer, porém durante o tratamento pode causar efeitos colaterais que provocam mudanças no gosto da comida e perda de apetite, o que pode levar à perda involuntária de peso.

Laboratório

Nova Química farmaceutica LTDA

A Bupropiona também pode ser conhecida comercialmente como Zetron, e outros medicamentos para ajudar a parar de fumar podem ser Champix ou Nicotinell.

Dizeres Legais:

Ms: 1.2675.0130​
Farm. Resp.: Drª Ana Paula C. Neumann

< Bufedil < Bupropiona > Buscopan >
publicidade