Bonecal D

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Bonecal D é indicado no tratamento e prevenção da osteoporose e no tratamento de carências de cálcio no organismo como osteomalácia ou hipocalcemia, em adultos. Além disso, Bonecal D também é indicado como suplemento vitamínico e mineral para grávidas e lactantes.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Bonecal D está contraindicado para pacientes com hipercalcemia, problemas graves nos rins, sarcoidose, hipercalciúria grave ou hipervitaminose D e para pacientes com alergia ao Colecalciferol, ao Fosfato de cálcio tribásico ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Bonecal D 600 mg + 400 UI é de 1 ou 2 comprimidos, por dia, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos, de Bonecal D devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, e durante as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Bonecal D podem incluir distúrbios gastrintestinais leves com sintomas como náusea, gases, dor leve no estômago ou má digestão, prisão de ventre, boca seca, dor de cabeça, sede excessiva, produção excessiva de urina, perda de apetite, náusea, vômito, fadiga, sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial, dor muscular ou coceira na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Bonecal D, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver hipercalciúria leve, insuficiência renal crônica, historial ou probabilidade de formação de pedras nos rins, tiver acloridria ou hipocloridria, tiver doença cardíaca, diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Bonecal D nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Bonecal D​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Bonecal D podem incluir diminuição do apetite, náusea, vômito, prisão de ventre, dor abdominal, fraqueza muscular, excesso em urinar, sede, sonolência e confusão, arritmias cardíacas ou mesmo coma.

Composição

Bonecal D por cada comprimido contém:

Fosfato de cálcio tribásico ___________________ 1661,616 mg

- Equivalente a 600 mg de cálcio elementar

Colecalciferol - vitamina D3 _______________________ 400 UI

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Exciepientes: celulose microcristalina, + dióxido de sílicio, laurilsulfato de sódio, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, amido de milho, sacarose, ascorbato de sódio, triglicérides de cadeia média, dióxido de silício, racealfatocoferol e água purificada).

Componente

Quantidade por comprimido

Ingestão Diária Recomendada (%)

Adultos e Mulheres amamentandoMulheres grávidas

cálcio elementar (como fosfato de cálcio tribásico)

600 mg

120%

100%

colecalciferol (vitamina D3)

400 UI

400%

400%

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Bonecal D é um medicamento que tem na sua composição Colecalciferol ou vitamina D3 e Fosfato de cálcio​, compostos que auxiliam na absorção de cálcio e na construção e manutenção da massa óssea.

Interações Medicamentosas

Bonecal D não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como ferro, etidronato, fenitoína, tetraciclinas, preparações com cálcio, diuréticos tiazídicos, bifosfonatos como alendronato ou tiludronato, fluoretos, fluoroquinolonas, bloqueadores do canal de cálcio como verapamil, medicamentos antiepilépticos como carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona, outros produtos contendo vitamina D3, anticonvulsionantes, barbitúricos, álcool, cafeína ou tabaco.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Bonecal D, deve ignorar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Bonecal D nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Outros suplemento vitamínicos e minerais além de Bonecal D podem ser Centrum, Materna ou Accuvit.

Dizeres Legais:

Registro M.S.: 1.3569.0635​
Farm. Resp.: Dr. Adriano Pinheiro Coelho

< Boldine < Bonecal D > Bontoss xarope >
publicidade