Blinatumab



Indicação

Para que serve?

O blinatumomab está indicado para tratar a leucemia linfoblástica aguda de células B precursoras com cromossoma Filadélfia negativo, em recaída ou refratária.

Posologia

Como usar?

O tratamento com este medicamento deve ser feito em 2 ciclos. Um ciclo de tratamento corresponde a 4 semanas de perfusão contínua, sendo que cada ciclo é separado por um intervalo de 2 semanas sem tratamento.

As doses recomendada para pacientes com mais de 45 kg são:

  • Ciclo 1 (dias 1 a 7): 9 mcg/dia;
  • Ciclo 1 (dias 8 a 28): 28 mcg/dia;
  • Ciclo 2: 28 mcg/dia.

Estas doses podem ser adequadas de acordo com a idade do paciente, peso e grau de desenvolvimento da leucemia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Blinatumomab pode originar alguns efeitos secundários como dor no braço ou na perna, dor nas costas ou nas articulações, prisão de ventre, diminuição do apetite, diarreia e dor de estômago, anemia, cansaço excessivo, diminuição da pressão arterial, insônia, dor de cabeça, tremores, tonturas, tosse, náuseas, vômitos, febre, arrepios e alterações no exame de sangue.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O tratamento com Blinatumomab não pode ser feito em mulheres a amamentar, nem em pessoas com alergia a este remédio ou a qualquer componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

O blinatumomab é um anticorpo específico das células T que se liga especificamente ao recetor CD19 presente na superfície das células com origem na linhagem B e ao recetor CD3 expresso na superfície das células T. Ativa as células T, resultando na eliminação das células CD19 responsáveis pelo câncer.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante o tratamento com Blinatumomab deve evitar-se o contato com pessoas doentes, não conduzir nem operar máquinas e controlar regularmente os níveis de açucar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de sobredosagem do Blinatumomab, deve-se procurar de imediato o pronto socorro mais próximo ou um hospital, levando a caixa do remédio, recipiente ou o rótulo.

Composição

Um frasco para injetáveis com pó contém:

Blinatumomab________________________________ 38,5 mcg

(Excipientes do pó: Ácido cítrico mono-hidratado (E330) Trealose di-hidratada Cloridrato de lisina Polissorbato 80 Hidróxido de sódio para ajuste do pH)

(Excipientes da solução estabilizadora: Ácido cítrico mono-hidratado (E330) Cloridrato de lisina Polissorbato 80 Hidróxido de sódio para ajuste do pH, água para injetáveis).

Laboratório

Amgen

- Telf.: 0055 11 5171 8500

Dizeres legais:

MS 1.0244.0011 | Farm. Resp.: Monica Carolina Dantas Pedrazzi

CRF-SP 30.103

< Blephagel < Blinatumab > Bluderm >
publicidade