Biomatrop

Somatropina Humana Recombinante



Indicação

Para que serve?

O Biomatrop 4UI é usado no tratamento de deficiências no crescimento, provocadas pela nenhuma ou baixa produção de hormona do crescimento pelo organismo, e em doenças como síndrome de Turner ou insuficiência renal crônica.

Posologia

Como usar?

A posologia deve ser calculada por um médico e adaptada à cada caso.

Geralmente usam-se doses de 0,5-0,7 UI/kg peso coprporal/semana, divididas entre 6 a 7 aplicações subcutâneas ou 2 a 3 injeções intramusculares, ou 1,0 UI/kg peso corporal/semana no caso do Síndorme de Turner.

No caso de aplicação subcutânea deste produto, é aconselhável ir alterando o local de aplicação de forma a não ocorrer a perda de gordura no local.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Frequentemente podem surgir sintomas como inchaço, reacções no local de aplicação como vermelhidão, coceira e inchaço, alterações nos valores da função da tiroide e da hemoglobina sanguínea, aumento de algumas células do sangue nomeadamente glóbulos brancos, aparecimento de manchas roxas, dores articulares e musculares, dores de barriga, enjôos e vómitos, perda de sensibilidade, dificuldades em ouvir, rinite, viroses, sensação gripal, aumento da pressão arterial, suores, diabetes mesmo em pessoas que não tinham este problema antes, gastroenterites, tonturas, dores de cabeça, cansaço e dificuldades em dormir, depressão, infecções respiratórias, bronquite e dores nos membros inferiores.

Raramente podem ainda ocorrer sintomas como inflamação do pancrêas, aumento das mamas, síndrome do tunel cárpico e agravamento de casos de retinopatia diabética.

Foi relatada morte súbita em pacientes com síndrome de Prader-Willi.

Outros efeitos secundários sem frequência conhecida são o aumento do batimento cardíaco, desenvolvimento de novos tumores ou agravamento de tumor cerebral já existente.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não pode ser usado em mulheres grávidas ou a amamentar nem em pessoas com alergia conhecida ao hormônio de crescimento, a qualquer outro componente da fórmula ou alergia anterior à bactéria E.coli.

Pessoas com doenças que afetam a parte interior do olho, como retinopatia diabética activa, síndorme de Prader-Willi, estruturas ósseas já completamente formadas, ou tumores, não podem ser tratados com Biomatrop. Caso se venha a descobrir algum tumor, o tratamento deve ser imediatamente interrompido.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Biomatrop é um produto obtido laboratorialmente e que é semelhante à hormona de crescimento que em situação normal é produzida pelo organismo humano.

Este medicamento atua ao nível das extremidades dos ossos longos, responsáveis pelo crescimento, favorecendo o seu alongamento e por isso o ganho de altura. Além disto o tratamento com este hôrmonio, também aumenta o número e tamanho das células dos músculos e a produção de vários constituintes da estrutura musculoesquelética.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Biomatrop só deve ser indicado por médicos com experiência no diagnóstico e acompanhamento deste tipo de tratamento.

Todas as pessoas tratadas com Biomatrop, devem ser constantemente monotoradas quanto aos níveis de glicose no sangue uma vez que este medicamento provoca, na fase inicial, baixas de açucar e posteriormente, subida deste. Também por este motivo, o tratamento de pessoas com diabetes poderá exigir ajuste de dose por parte do médico.

A avaliação da função da tiroide deve ser feita periodicamente pois este medicamento pode provocar alterações neste orgão.

Por serem mais sensíveis á acção do hormônio de crescimento, os idosos que necessitem deste medicamento devem ser tratados com cautela e usando sempre a menor dose possível.

O que é Biomatrop 4UI?

Este medicamento é usado como substituto do hormônio de crescimento quando este não está sendo normalmente produzido pelo organismo.

Onde posso encontrar Biomatrop 4UI?

Biomatrop é um remédio com receita médica e a sua venda é quase exclusivamente feita para o governo. Dessa forma, pessoas a fazer tratamento com este medicamento devem pedi-lo nas farmácias do SUS.

Como aplicar este medicamento?

Este medicamento é composto por um frasco-ampola contendo um pó e um diluente que se destina a ser misturado com o pó.

Para a sua aplicação deve-se:

  • Misturar o pó com 1 ml de água para injeção;
  • Fazer movimentos giratórios suaves até sua completa dissolução;
  • Não agitar a solução durante a preparação;
  • Antes e após a aplicação deve-se limpar o tampão com um algodão com álcool para evitar possíveis contaminações.

Biomatrop destina-se a ser aplicado exclusivamente por via intramuscular ou subcutânea. A aplicação por via diferente da recomendada pode fazer com que este não tenha eficácia ou surjam efeitos adversos.

O que devo fazer se esquecer de usar este medicamento?

Em caso de esquecimento da aplicação, deve-se aguardar o horário da próxima dose e retomar o esquema habitual. Não devem ser aplicadas duas doses de uma só vez para compensar a dose esquecida.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de se ter aplicado de forma acidental uma dose excessiva de Biomatrop, pode provocar descida do nível de açucar no sangue e de seguida subida deste.

Doses excessivas durante longos períodos podem resultar em sinais e sintomas de crescimento da extremidade dos ossos,

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve ir imediatamente ao hospital, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada frasco-ampola de Biomatrop contém:

Somatropina humana recombinante___________________4UI

(Excipientes: glicina, fosfato de sódio dibásico e fosfato de sódio monobásico).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar no frigorífico à temperatura entre 2 a 8ºC , mas sem congelar.

Depois de preparada a mistura, mantê-la no frigorifíco por 7 dias.

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-7016900 

Dizeres legais:

MS - 1.1213.0364

Farmacêutico Responsável: Alberto Jorge Garcia Guimarães - CRF-SP n° 12.449

< Biohulin 90/10 < Biomatrop > Biorrub >
publicidade